Deixou de praticar desporto por falta de tempo ou após uma lesão? Deseja voltar a praticar uma atividade física de forma não agressiva? Retome o caminho do exercício com toda a segurança optando pela marcha desportiva: uma prática acessível a todos, completa e não agressiva para as suas articulações.
Marcha desportiva, a atividade ideal para retomar o desporto
Para quem pretende retomar uma atividade desportiva ao ar livre, a marcha desportiva oferece várias vantagens. É acessível a praticantes de qualquer nível e exige um equipamento mínimo, já que basta usar um calçado adaptado para iniciar-se nesta modalidade. Pode caminhar quando e onde quiser e dosear o esforço em função das suas sensações e dos seus objetivos.
Tudo isso sem riscos, como salienta o Dr. Bacquaert, consultor em medicina desportiva e desporto saudável. «Na marcha desportiva, as articulações são pouco solicitadas no momento da propulsão para a frente, visto que temos sempre um pé no chão quando caminhamos!»
Uma recuperação da forma física suave e progressiva
«A retomada da atividade desportiva deve ser progressiva, porque no início ficamos rapidamente ofegantes», alerta o Dr. Bacquaert.
Para voltar a habituar o seu corpo ao esforço, convém cumprir algumas etapas:
- consulte o seu médico para se certificar de que está apto a retomar o desporto ;
- insista no aquecimento, caminhando vários minutos a um passo mais lento ;
- nunca force: aumente gradualmente a velocidade do passo até atingir o ritmo de marcha desportiva ;
- no final da sessão, volte a marchar a um ritmo natural durante alguns minutos. Expire, respire fundo e hidrate-se para evitar dores musculares.
Marcha desportiva: benefícios rápidos e motivadores
Não se preocupe: esta retomada suave de atividade desportiva não deixa de produzir efeitos positivos para o seu corpo e a sua saúde!
Segundo o Dr. Bacquaert, «entre 5 e 6 km/h, já realizamos um esforço significativo. Esse esforço contribui para o bem-estar e solicita o organismo, tonificando ao mesmo tempo os músculos dos membros inferiores, os abdominais, os músculos dos braços e os da coluna vertebral.»
Além da manutenção da forma física, os benefícios da marcha desportiva também contemplam o seu estado de espírito, a sua autoconfiança e até mesmo o seu coração!
O simples facto de caminhar a um bom ritmo de forma continuada contribui efetivamente para reforçar as suas capacidades cardíacas : permite-lhe respirar mais eficazmente e o seu corpo acaba por se adaptar sem dificuldade ao esforço. É motivador, não acha?
A importância de praticar marcha desportiva... antes de correr!
Sendo uma atividade de endurance e completa, a marcha desportiva é uma boa preparação antes de retomar o ciclismo, a natação e, sobretudo, a corrida a pé.
Porquê? Porque os quilos a mais são inimigos do praticante de corrida! A marcha desportiva aliada a uma dieta alimentar adaptada permite regularizar o excesso de peso não exagerado e evita massacrar as suas articulações quando retomamos uma atividade desportiva.
Um último conselho antes de ir para os trilhos! «Em caso de dor, cansaço ou cãibras, pare imediatamente», recomenda o Dr. Bacquaert, «respire bem e beba água para se desidratar».