Respirar, marchar: estes dois atos são tão naturais que os praticamos de forma inconsciente. E no entanto, se teve de aprender alguns procedimentos específicos para praticar corretamente marcha desportiva, saiba que é também necessário reaprender a respirar corretamente.
Uma respiração bem executada permite-lhe ganhar mais conforto durante a marcha, mais resistência, assim como mais serenidade no dia-a-dia.
O suficiente para dar um novo fôlego ao seu desejo de bem-estar!
Respirar corretamente: uma condição essencial na marcha rápida
Durante a sua sessão de marcha desportiva, está concentrado no movimento dos braços, na articulação dos pés, na postura das costas... e sem dar por isso poderá não estar a respirar de forma fluida e natural!
Ora, é precisamente nesse momento que os seus músculos reclamam mais oxigénio para funcionar durante o esforço e de forma prolongada!
Para evitar ficar ofegante e a conhecida dor de burro consequente, respire de forma profunda e regular com a barriga. Irá deste modo mobilizar toda a sua capacidade pulmonar e armazenar o oxigénio necessário para manter o esforço. Poderá assim marchar melhor e durante mais tempo!
Controlar o fôlego em repouso com um exercício de respiração
Para treinar a «respiração correta», pratique em casa, em repouso ou antes de iniciar uma sessão de marcha desportiva.
1 - Deite-se de costas
Relaxe e coloque uma mão na barriga.
2 - Inspire pelo nariz, de forma lenta e profunda
Deverá sentir a barriga a encher e em seguida os pulmões. Esta dilatação é assegurada pela contração do diafragma, uma espécie de membrana elástica localizada na caixa torácica do abdómen.
3 - Expire pela boca
O diagrama contrai-se, fazendo com que o ar seja expelido dos pulmões. A barriga contrai-se lentamente em seguida.
Ao praticar regularmente este exercício, descobrirá que este procedimento é também muito eficaz para aliviar o stress do dia-a-dia! Uma respiração profunda e consciente proporciona-lhe verdadeiramente uma maior sensação de serenidade.
Respirar corretamente para manter uma postura direita e trabalhar a zona do tronco
Emmanuel Lassalle, praticante de marcha de grande fundo, aprendeu a controlar o seu fôlego durante o esforço. Transpôs o exercício acima descrito para a sua prática desportiva e observou os múltiplos benefícios. «Isso ajuda a manter o corpo direito, o que é fundamental para manter a postura correta em marcha desportiva e evitar dores nas costas.»
Outra contribuição: respirar com a barriga de forma consciente favorece o reforço dos abdominais! Para trabalhar estes músculos, não hesite a contrair ligeiramente os abdominais durante a fase de expiração.
Encontrar o ritmo de respiração correto em marcha desportiva
Consegue respirar bem com a barriga? Desenvolve agora o seu próprio ritmo de respiração.
Segundo Emmanuel Lassalle «existem tantas formas de respirar quanto existem praticantes de marcha!». E se, «pessoalmente vou ritmando a minha respiração com os movimentos dos meus braços. Inspiro durante 3 movimentos de braços e expiro durante os 3 movimentos seguintes» revela-nos, outros praticantes de marcha preferem ritmar a respiração com base na passada.
Encontre o seu ritmo e aprecie os resultados obtidos em termos de resistência. Sobretudo, não se esqueça de iniciar e concluir as suas sessões de marcha com um ritmo mais lento... isso permitirá retomar o fôlego e recuperar mais rapidamente!
Conhece outra técnica de respiração? Partilhe-a connosco em poucas palavras!