Respirar corretamente para marchar com eficácia e ficar zen!

Respirar, marchar: estes dois atos são tão naturais que os praticamos de forma inconsciente. E no entanto, se teve de aprender alguns procedimentos específicos para praticar corretamente marcha desportiva, saiba que é também necessário reaprender a respirar corretamente.

Uma respiração bem executada permite-lhe ganhar mais conforto durante a marcha, mais resistência, assim como mais serenidade no dia-a-dia.

O suficiente para dar um novo fôlego ao seu desejo de bem-estar!

Respirar corretamente: uma condição essencial na marcha rápida

Durante a sua sessão de marcha desportiva, está concentrado no movimento dos braços, na articulação dos pés, na postura das costas... e sem dar por isso poderá não estar a respirar de forma fluida e natural!

Ora, é precisamente nesse momento que os seus músculos reclamam mais oxigénio para funcionar durante o esforço e de forma prolongada!

Para evitar ficar ofegante e a conhecida dor de burro consequente, respire de forma profunda e regular com a barriga. Irá deste modo mobilizar toda a sua capacidade pulmonar e armazenar o oxigénio necessário para manter o esforço. Poderá assim marchar melhor e durante mais tempo!

Controlar o fôlego em repouso com um exercício de respiração

Para treinar a «respiração correta», pratique em casa, em repouso ou antes de iniciar uma sessão de marcha desportiva.

1 - Deite-se de costas

Relaxe e coloque uma mão na barriga.

2 - Inspire pelo nariz, de forma lenta e profunda

Deverá sentir a barriga a encher e em seguida os pulmões. Esta dilatação é assegurada pela contração do diafragma, uma espécie de membrana elástica localizada na caixa torácica do abdómen.

3 - Expire pela boca

O diagrama contrai-se, fazendo com que o ar seja expelido dos pulmões. A barriga contrai-se lentamente em seguida.

Ao praticar regularmente este exercício, descobrirá que este procedimento é também muito eficaz para aliviar o stress do dia-a-dia! Uma respiração profunda e consciente proporciona-lhe verdadeiramente uma maior sensação de serenidade.

Respirar corretamente para manter uma postura direita e trabalhar a zona do tronco

Emmanuel Lassalle, praticante de marcha de grande fundo, aprendeu a controlar o seu fôlego durante o esforço. Transpôs o exercício acima descrito para a sua prática desportiva e observou os múltiplos benefícios. «Isso ajuda a manter o corpo direito, o que é fundamental para manter a postura correta em marcha desportiva e evitar dores nas costas.»

Outra contribuição: respirar com a barriga de forma consciente favorece o reforço dos abdominais! Para trabalhar estes músculos, não hesite a contrair ligeiramente os abdominais durante a fase de expiração.

Encontrar o ritmo de respiração correto em marcha desportiva

Consegue respirar bem com a barriga? Desenvolve agora o seu próprio ritmo de respiração.

Segundo Emmanuel Lassalle «existem tantas formas de respirar quanto existem praticantes de marcha!». E se, «pessoalmente vou ritmando a minha respiração com os movimentos dos meus braços. Inspiro durante 3 movimentos de braços e expiro durante os 3 movimentos seguintes» revela-nos, outros praticantes de marcha preferem ritmar a respiração com base na passada.

Encontre o seu ritmo e aprecie os resultados obtidos em termos de resistência. Sobretudo, não se esqueça de iniciar e concluir as suas sessões de marcha com um ritmo mais lento... isso permitirá retomar o fôlego e recuperar mais rapidamente!

Conhece outra técnica de respiração? Partilhe-a connosco em poucas palavras!

 

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Benefícios da marcha

Quer pretenda perder peso, tonificar o corpo ou recuperar a forma física, a marcha tem a vantagem de não exercer uma carga excessiva nas suas articulações. Os benefícios não são apenas físicos, uma vez que a marcha também tem efeitos positivos para a sua saúde: é um desporto simples e eficaz na prevenção de doenças cardiovasculares e da diabetes. Não há deste modo motivos para não aproveitar todos os benefícios da marcha?

Técnicas e dicas

Quando se inicia na marcha rápida, procura articular bem o pé, movimentar os braços e respirar de forma ritmada... Mas já prestou atenção à posição das suas costas? A marcha desportiva é uma boa forma de reforçar os músculos das costas e de resolver o problema das dores nessa zona do corpo... Explicamos porquê... e como!

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