Explicámos os principais benefícios da marcha diária num artigo anterior (consultar aqui) e se regressar ao nosso blogue, é sinal de que ficou convencido.
Não somos, aliás, os únicos a recomendar a prática diária de marcha, dado que Programa Nacional de Nutrição e Saúde (PNNS) francês recomenda nas suas campanhas a prática diária de 30 minutos de marcha. Um dado sem dúvida interessante, mas qual a origem dessa recomendação?
E porquê 30 minutos? Descubra aqui alguns fundamentos da resposta!
Para começar, tinha concluído que era preciso marchar 30 minutos por dia para cumprir a recomendação... Mas isso não é verdade!
É preciso marchar mais 30 minutos além do que marchamos normalmente! Mas não entre em pânico, já efetuamos mais de 6000 passos diários e 30 minutos adicionais equivalem a 3000 ou 4000 passos adicionais! É portanto fácil efetuar 10.000 passos por dia, conforme recomenda o médico japonês dr. Yoshiro Hatano, reputado professor e investigador em ciências da saúde e do desporto* e uma referência no estudo e na prática dos benefícios da marcha. No Japão, é atribuída uma grande importância aos passeios e este médico demonstrou que estes nos proporcionam mais saúde !
Ainda assim, porquê 30 minutos de marcha rápida por dia e não qualquer outro valor?
Este valor corresponde ao limiar definido pelos estudos PNNS! A partir de 30 minutos por dia além do período de marcha habitual, a atividade física (andar, mover-se...) torna-se benéfica para a saúde !
Essa atividade permite-lhe cuidar da saúde e da sua forma física numa base diária, mas também melhorar a sua condição física (por exemplo ao fortalecer os músculos, promover a circulação sanguínea e aumentar a flexibilidade). Como se não bastassem todas estas vantagens, não precisamos de praticar estes 30 minutos de uma só vez! Poderá programar livremente a sua marcha, consoante a sua disposição! Não se preocupe, graças às suas atividades diárias e com alguns ajustes deverá atingir rapidamente os 30 minutos adicionais!
Este limiar é benéfico para a saúde, uma vez que é regular e diário. Os 30 minutos diários de marcha adicional são, portanto, mais eficazes do que uma atividade intensiva aos domingos, mesmo que uma não exclua a outra. Note que, no caso das crianças, a prática recomendada é de 1 hora por dia, ainda que as crianças se exercitem geralmente muito mais e sem ser preciso pedir-lhes
A marcha é a atividade física mais acessível.
Existem muitas atividades desportivas benéficas para a saúde, embora a marcha seja recomendada devido à sua eficácia e ao fato de ser uma das atividades mais fáceis de realizar diariamente!
Naturalmente, só terá vantagens em praticá-la mais de 30 minutos por dia! Quanto mais praticar, maiores os benefícios para o organismo (leia o nosso artigo sobre os 6 benefícios da marcha diária).
E na sua opinião, quanto tempo marcha por dia? Quais as suas dicas para marchar mais tempo? Partilhe-as connosco enviando-nos os seus comentários sobre este artigo e regresse a este blogue no próximo mês para conhecer as dicas da equipa Newfeel !