marche-nordique-debutant-newfeel

Os 5 erros do praticante de marcha nórdica iniciado: como evitá-los?

(1)

Pretende iniciar-se na marcha nórdica ou acabou de se iniciar? Para o auxiliar na sua aprendizagem, vamos dar-lhe todos os conselhos de marcha nórdica para poder progredir rapidamente. No final deste artigo, só terá de agarrar nos seus bastões e pôr-se em prática!

1 - Escolher bastões de marcha nórdica demasiado grandes ou demasiado pequenos

O tamanho dos seus bastões é determinante para realizar o movimento correto em marcha nórdica. A escolha de um par de bastões à medida do seu tamanho é a garantia de que a propulsão para a frente será a mais correta, sendo assim possível trabalhar de forma eficaz os músculos em ação. Ao mesmo tempo aproveita todo o movimento para alongar ao máximo os seus braços para trás.

Se os bastões forem demasiado grandes, terá dificuldade em realizar a propulsão. Se forem demasiado pequenos, o movimento deixa de ser tão amplo.

2 - Praticar marcha “desequilíbrio”

Durante as suas sessões de marcha nórdica, deverá praticar da forma mais natural possível: o pé que apoia no chão está em oposição com a mão que pica e impulsiona o bastão. Os bastões acentuam de forma simples o movimento dos seus braços. O erro mais comum para os praticantes de marcha nórdica em iniciação é pensarem demasiado nos bastões acabando por andar em desequilíbrio, ou seja, avançando o braço e a perna do mesmo lado.

Para corrigir este movimento errado, deverá parar e retomar a prática deixando os bastões cair atrás de si, graças às correias. Assim que puder, volte a agarrar nos bastões, para os apoiar no chão dando continuidade ao seu movimento natural, ao ritmo dos seus passos.

3 - Colocar os bastões à frente ou atrás da sua passada

Para um movimento eficaz, é necessário colocar os bastões de marcha nórdica no sítio correto: entre os seus dois pés. Este movimento permite que os bastões fiquem suficientemente inclinados para o impulsionarem para a frente, fazendo assim trabalhar bem os seus músculos e também conseguindo realizar o movimento por completo.

Se forem colocados muito longe, à frente, o impulso com os bastões torna-se difícil e as suas articulações podem ser demasiado solicitados podendo provocar ferimentos; pelo contrário, se forem colocados muito para trás, torna-se difícil impulsionar os bastões ao máximo, e a zona superior do corpo deixa de ser tonificada de forma eficaz.

4 - Mantenha sempre os seus bastões de marcha nórdica na mão

Se pretende aproveitar as suas sessões de marcha nórdica para se tonificar e fazer trabalhar a parte cardiovascular, o movimento deverá ser completo: deve segurar firmemente o bastão na sua mão no momento de apoiar o chão, mas deve soltá-lo na passagem da anca para estender o braço para trás.

Ao manter o bastão na mão durante toda a duração do movimento, vai sentir dificuldade ao tentar ir buscar o bastão o mais longe possível para trás, com o seu braço.

Não tenha medo! Os bastões de marcha nórdica estão equipados com correias que lhe permitem soltar os bastões para um movimento completo sem o risco de os perder ao longo do caminho!

5 - Praticar marcha com qualquer tipo de calçado

Na marcha nórdica, as necessidades dos seus pés são específicas para este desporto, o seu conforto e o prazer que poderá sentir durante as suas sessões dependem em grande parte do seu calçado!

Em marcha nórdica, será muitas vezes confrontado com terrenos escorregadios ou húmidos. Por esta razão necessita de um calçado de desporto com o máximo de aderência, mas também com o máximo de flexibilidade para assegurar o bom desenvolvimento da passada e garantir o seu conforto.

Esqueça, por isso, o seu calçado de caminhada ou ténis de running, o mais indicado será um calçado concebido especificamente para a marcha nórdica!

A partir de agora, já não há erros possíveis! Já conhece tudo aquilo que é necessário para poder iniciar-se corretamente na marcha nórdica e progredir, agarre nos seus bastões e desfrute ao máximo da sua próxima sessão!

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Vote
Bastões de marcha nórdica
comment choisir batons marche nordique newfeel

Quando praticada com bastões, a marcha desportiva é designada de marcha nórdica. Os bastões de marcha nórdica reúnem várias características:ajudam a propulsionar o corpo e facilitam a participação ativa dos braços, permitindo assim uma boa tonificação da parte superior do corpo. Também ajudam a amortecer os impactos. Descubra as nossas recomendações para escolher corretamente os seus bastões de marcha nórdica.

(4)
VOLTAR PARA O TOPO