Escolheu a prática de desporto ao ar livre, para se sentir melhor, perder peso e descontrair. Seja qual for o seu objetivo, a marcha rápida e a corrida são dois desportos de resistência recomendados para cuidar de si. Mas, porque é que a marcha é tão diferente e necessita de calçado adequado?
Quando praticada com bastões, a marcha desportiva é designada de marcha nórdica. Os bastões de marcha nórdica reúnem várias características:ajudam a propulsionar o corpo e facilitam a participação ativa dos braços, permitindo assim uma boa tonificação da parte superior do corpo. Também ajudam a amortecer os impactos. Descubra as nossas recomendações para escolher corretamente os seus bastões de marcha nórdica.
A escolha dos bastões de marcha nórdica deve ser feita em função da altura. Devem estar devidamente adaptados para proteger as articulações. Descubra como comprar os bastões de marcha nórdica em função da altura:
A marcha nórdica e a caminhada são dois desportos que se praticam com bastões mas em pisos de tipos diferentes: piso plano (asfalto, caminho…) para a marcha nórdica e piso íngreme (montanha, desnivelados…) para a caminhada. É por isso necessário utilizar bastões adaptados aos pisos porque não respondem ao mesmo tipo de solicitações. À descoberta das suas funções.
A marcha desportiva é um desporto que não necessita grandes investimentos: um bom calçado é o elemento fundamental para tirar o máximo partido das suas capacidades e tomar gosto pela marcha.
Durante a prática da marcha desportiva, a articulação do pé é específica desta atividade. O calçado de marcha rápida é especialmente concebido para facilitar este movimento, o qual que ocorre em 3 etapas, desde o calcanhar até ao dedo grande do pé: