Marchar no dia-a-dia: só tem vantagens!

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Praticar desporto ocasionalmente é bom. Praticar todos os dias é melhor ainda! Caminhar todos os dias, permite trabalhar todo o corpo, reduzir o stress e manter-se saudável. Mas para colher os benefícios da marcha desportiva, é preciso ter tempo e disponibilidade..

Especificamos a seguir os benefícios de uma prática diária de desporto e as nossas 5 recomendações para intensificar gradualmente a marcha todos os dias!

A marcha rápida é o «desporto saudável» por excelência

A marcha desportiva é uma atividade física não agressiva e estimulante a todos os níveis. Eis uma pequena lista não exaustiva dos benefícios que esta prática proporciona:

Marchar liberta as tensões

Fazer uma sessão de marcha rápida por dia é uma excelente forma de romper com o ritmo acelerado que marca o nosso atual modo de vida. Permite-nos adotar um certo distanciamento, abstrairmo-nos do dia-a-dia e reduzir pouco a pouco o nosso nível de stress.

Anda enervado? Faça uma sessão de marcha desportiva a um ritmo mais elevado!

Anda cansado? Marche a uma velocidade moderada, respirando mais fundo com a barriga. Observe a natureza que o rodeia... ficará mais próximo do zen!

Trabalhar o reforço muscular

A marcha diária permite trabalhar em profundidade todos os músculos. Passo a passo, irá dar mais firmeza às coxas e aos glúteos e reforçar progressivamente todos os músculos das costas. Um reforço regular, sem sensação de esforço intenso ou mesmo violento, com uma atividade semanal.

Praticada em modo de resistência, a marcha desportiva permite ainda melhorar a circulação sanguínea e reforçar a função cardíaca.

Marchar ajuda a perder peso

Charles Aisenberg, médico desportivo, comprova: «A marcha desportiva é a melhor dieta»!

Com efeito, um esforço continuado é assimilado de forma mais eficaz pelo corpo e é mais fácil de exercer num longo prazo. Para acabar com o efeito ioiô das dietas de curta duração!

5 momentos para caminhar todos os dias

O Programa Nacional de Nutrição e Saúde recomenda caminhar 30 minutos «adicionais» por dia, para se manter saudável. Um objetivo que não é difícil alcançar se mudarmos alguns hábitos.

1 - Saia uma estação de metro antes do seu destino

Faça o resto do trajeto a pé e aproveite para apanhar ar entre a casa e o escritório. Com um pouco de treino e organização, conseguirá talvez caminhar distâncias cada vez maiores!

2 - Caminhe na sua hora de almoço

Vá buscar a sua refeição a pé! Caminhará alguns minutos e abrirá o apetite, além de fazer um verdadeiro intervalo no seu dia de trabalho.

3 - Vá buscar os seus filhos à pé

Depois da escola ou da ama, é sempre agradável caminhar lado a lado com o seu filho e aproveitar para falar sobre como correu o dia. O trajeto será tanto mais agradável se passar por um parque a caminho de casa!

4 - Aproveite o fim de semana para fazer uma longa caminhada

Sozinho, com a família ou os amigos, vá até ao parque ou uma zona de campo próximo da sua casa. Caminhar é também uma oportunidade para absorver a luz natural e melhorar o humor!

5 - Esqueça o seu carro!

Se precisa de fazer pequenas compras ou tratar de outro assunto, redescubra estes curtos trajetos que podem ser percorridos a pé! Numa fase inicial, isso poderá exigir um esforço de obrigação, mas depois de entrar na rotina, não poderá deixar de fazer de outra forma.

Não faltam ocasiões propícias para caminhar todos os dias, mesmo no inverno: basta por vezes dar o primeiro passo!

 

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Benefícios da marcha

Deseja perder alguns quilos, mas a agulha da balança não lhe explica como? Charles Aisenberg, especialista de medicina do trabalho associado ao INSEP (Instituto Nacional do Desporto, da Competência e do Desempenho) recomenda a prática de marcha desportiva para sentir-se melhor no seu corpo. Acabaram as dietas selvagens, agora basta marchar para perder peso!

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Benefícios da marcha

O desporto faz bem à saúde... Toda a gente sabe. Mas sabia que a prática de uma atividade física permite também cuidar do seu estado de espírito? Descubra os efeitos anti-stress da marcha desportiva. Vamos analisar esta atividade muito completa numa outra perspetiva!

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