Escolheu a prática de desporto ao ar livre, para se sentir melhor, perder peso e descontrair. Seja qual for o seu objetivo, a marcha rápida e a corrida são dois desportos de resistência recomendados para cuidar de si. Mas, porque é que a marcha é tão diferente e necessita de calçado adequado?
Um passo na marcha rápida, uma passada na corrida
Na marcha rápida, o movimento do pé é designado por passo, enquanto que os praticantes de corrida falam geralmente em passada.Estes 2 movimentos dão-se entre o momento em que se põe o pé no chão pela primeira vez, até ao momento em que se volta a pôr o pé no chão pela 2ª. vez.
Na marcha, o contacto com o chão é permanente, enquanto que o praticante de corrida desloca-se com saltos.Enquanto o praticante de corrida ganha impulso no ar para avançar, o praticante de marcha põe o calcanhar no chão. A partir desse momento, o pé desenrola-se completamente até impulsionar o praticante de marcha, graças aos dedos do pé, enquanto que o outro pé volta a tocar no chão com o calcanhar.
É aquilo que o praticante de marcha rápida chama de fase de apoio duplo, como poderá ver no seguinte esquema:
Como efetuar um movimento correto do pé na marcha rápida.
Com este apoio duplo mantém a estabilidade na marcha e limita bastante os riscos de entorses.
Os seus pés têm necessidades diferentes se for praticante de marcha?
A resposta é sim!Como um dos pés está em contacto constante com o chão, na marcha rápida, as forças exercidas sobre as suas articulações são muito menores do que na corrida.
Na marcha rápida, as articulações das ancas, dos joelhos e dos tornozelos são menos expostas ao esforço. É por isso que o tipo de amortecimento que vai encontrar num calçado próprio para a marcha rápida é menos significativo do que o de um calçado de corrida.
Um calçado de marcha rápida deve, antes de mais, conferir uma flexibilidade máxima para garantir o melhor desenrolar do pé possível.
- É PRECISO SABER: Como escolher entre marcha e corrida?Tudo depende da sua vontade, mas se sentir alguma fragilidade ao nível das articulações ou não praticar desporto há algum tempo, dê preferência à marcha.Tal como a corrida, é um desporto de resistência ideal para fortalecer o seu coração e desenvolver as suas capacidades respiratórias, permitindo-lhe perder peso de forma duradoura.