Deseja perder alguns quilos, mas a agulha da balança não lhe explica como? Charles Aisenberg, especialista de medicina do trabalho associado ao INSEP (Instituto Nacional do Desporto, da Competência e do Desempenho) recomenda a prática de marcha desportiva para sentir-se melhor no seu corpo. Acabaram as dietas selvagens, agora basta marchar para perder peso!
A MARCHA DESPORTIVA: IDEAL PARA PERDER ALGUNS QUILOS
Para perder peso e emagrecer, é preciso fazer duas coisas: privilegiar uma dieta variada, sem restrições rigorosas e associar uma atividade física, por exemplo a marcha desportiva. Quando praticada regularmente, esta promove o dispêndio de energia.
Acessível à maioria das pessoas, esta prática de endurance transforma as gorduras em energia utilizável pelos músculos durante o esforço.
Menos restritiva do que a corrida, o ciclismo ou a natação, a marcha rápida derrete as gorduras de forma semelhante àqueles desportos. Durante uma sessão de marcha rápida a 8 km/h, irá gastar em média 610 Kcal/h, contra as 690 Kcal/h de uma sessão de corrida a 10 km/h.
-
IMPORTANTE : A marcha rápida, ou marcha ativa, é recomendada para casos de excesso de peso. Ao contrário da corrida, não ocorrem impactos repetidos com o solo. As articulações (tornozelos, quadris e joelhos) sustentam quase duas vezes menos o seu peso do que na corrida. Muito em breve verá que estas partes do seu corpo lhe irão agradecer: a marcha rápida proporciona menos sofrimento e maior prazer !
O SEU CORPO É UMA BALANÇA NATURAL
O corpo humano funciona como uma balança de dois pratos, com as calorias ingeridas de um lado e o consumo de energia no outro.
A energia acumulada provém dos alimentos e das bebidas que ingere ao longo do dia. Quanto à energia gasta, dependerá da prática desportiva, do sono e de outros fatores menos agradáveis, tais como o stress diário.
Para perder peso de forma rápida, fácil e permanente, é essencial um controlo das calorias ingeridas através da marcha rápida. A vantagem de uma atividade física é o fato de permitir perder peso de forma definitiva e benéfica para a saúde, ao contrário das dietas com objetivos desproporcionados, muitas vezes ineficazes a longo prazo, além de extenuantes.
O mais importante é reservar o tempo necessário, manter-se motivado para os objetivos definidos e acompanhar a sua atividade utilizando um diário de treino.
ONDE PROCURAM OS MÚSCULOS A ENERGIA E COMO QUEIMAM AS CALORIAS ?
Durante um esforço de endurance, por exemplo durante a sua próxima sessão de marcha rápida, os seus músculos procuram a energia necessária em:
-
açúcares: a glicose presente no sangue, as reservas de glicogénio armazenadas nos músculos e no fígado
-
lípidos: as gorduras armazenadas nos músculos e nos tecidos adiposos.
Para perder peso rapidamente através da marcha rápida, o corpo deve eliminar as gorduras e, por conseguinte, os lípidos. Quanto tempo é preciso marchar para perder peso? É a partir dos 30 minutos de marcha que é eliminada a maioria dos lípidos e que se começa a perder peso.
Se pretende perder peso e está farto de dietas, deve praticar marcha! A marcha rápida torna a perda de peso um prazer.
Jeanick Landormy, treinadora de marcha desportiva, também recomenda este plano de treinos como forma de perder peso.