A marcha desportiva constitui uma terapia para melhorar a capacidade cardíaca

A marcha desportiva é uma atividade suave de endurance que solicita vários músculos, incluindo o coração. Praticar regularmente marcha ativa, desportiva ou rápida faz bem à saúde e fortalece o coração. Permite evitar doenças cardiovasculares, a principal causa de mortalidade em França.

Vejamos de mais perto esta atividade que conquista corações!

Regularizar a tensão arterial através da marcha rápida

Sente necessidade de cuidar melhor da sua saúde? Então caminhe! A marcha ativa é uma fonte de múltiplos benefícios, começando pela redução da tensão e do stress.

E este não é um benefício tão insignificante quanto isso, como salienta Charles Aisenberg, médico desportivo filiado no Instituto Nacional do Desporto, da Especialização e da Performance (INSEP). «A prática regular de uma atividade física (como a marcha desportiva, NDR) permite baixar a tensão arterial de 10 mm.»

Controlar os diabetes praticando marcha ativa

Ao palmilhar quilómetros de caminhos, os praticantes de marcha desportiva contribuem também para prevenir a diabetes de tipo II.

«A prática desportiva permite evitar esta doença em cerca de 60% dos casos de pré-diabetes», observa Charles Aisenberg. Permite «inclusivamente aliviar os tratamentos medicamentosos e retardar as complicações em pessoas com diabetes já confirmada».

Marcha rápida e bom colesterol

O seu desporto de eleição comporta outro benefício não visível: melhora o seu perfil lipídico sérico. Por outras palavras, a marcha ativa permite reduzir o mau colesterol e melhorar o bom!

Marcha rápida e perda de peso: existe uma relação direta!

Quando associada a uma dieta, essa «marcha desportiva» ajuda a controlar o peso. Ao longo dos quilómetros, o seu corpo irá queimando as gorduras na zona abdominal, contribuindo para afinar a sua silhueta.

Ouvir o coração enquanto caminha, um indicador útil!

Atuando como um verdadeiro barómetro do seu estado de saúde, o coração também pode servir para ritmar a sua sessão de marcha desportiva. Se estiver bater muito depressa (frequência cardíaca elevada), ficará ofegante e rapidamente cansado.

Qual é a solução? Treinar regularmente e dosear bem o seu esforço.

À medida que for evoluindo na sua prática, a sua frequência cardíaca em repouso diminuirá. Poderá também observar que ela aumentará mais lentamente e não subirá tanto durante o esforço. O seu coração terá mais capacidade e poderá assim aumentar a sua velocidade média de marcha realizando esforços cada vez mais intensos.

Charles Aisenberg recomenda aliás que se pratique marcha desportiva pelo menos 3 dias por semana com sessões mínimas de 20 minutos e a uma frequência cardíaca de 50 a 75 % da sua FCM (frequência cardíaca máxima).

Para conhecer a sua FCM, poderá fazer um teste de esforço com ajuda de um médico ou sozinho. Aplique a seguinte fórmula de cálculo: «220 menos a sua idade» se for homem, «226 menos a sua idade» se for mulher.

A soma de todos benefícios da marcha desportiva melhora significativamente o funcionamento global do seu coração e dos seus vasos sanguíneos. Já foi comprovado e calculado: em pacientes que sofrem de doença coronária, a prática moderada de uma atividade física reduz a mortalidade em cerca de 35%!

Está pronto a reforçar o seu coração e melhorar a sua saúde?

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Benefícios da marcha

Médicos e especialistas em saúde estão em sintonia e dizem que a marcha rápida é uma excelente escolha para perder peso: permite que os músculos queimem calorias, consumindo as suas reservas de gordura. No entanto, sabe quanto tempo é preciso marchar para perder peso duradouramente?

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