A marcha é um excelente desporto para estar bem física e mentalmente.Se usa sempre uma boa desculpa para adiar a sua sessão de marcha desportiva para o dia seguinte, está no sítio certo.Eis as 8 desculpas habituais para não ir marchar e tudo o que deve saber para ultrapassá-las com uma atitude positiva!
1 – Está demasiado frio e/ou a chover
De facto, acontece!Com um equipamento adaptado ao frio e à chuva, é possível praticar marcha rápida ou marcha nórdica sem problemas. Pense nas 3 camadas contra o frio, no vestuário de desporto impermeável e respirável.Depois de um bom aquecimento, a adaptação é muito rápida! Sobretudo quando se pensa na recompensa que nos espera em casa: uma bebida quente, um banho relaxante…
2 – Estou cansado
Fica à espera de estar em forma para marchar, mas é a marcha que lhe dá genica! É realmente incrível como a marcha elimina o cansaço, irá realmente sentir-se muito melhor após alguns minutos. Pense em beber água, o cansaço é geralmente um sinal de desidratação.
3 – Estou constipado
Sim, uma pequena constipação é desagradável.Ponha de parte a vontade de ser o melhor e apanhe um pouco de ar.Tenha calma: bem agasalhado, uma marcha desportiva ao ar livre é uma excelente forma de se sentir melhor e reforçar as suas defesas!
4 – Começo a sentir-me aborrecido…
Está na altura de mudar os seus hábitos!Experimente um novo percurso, ouça música durante as sessões de marcha rápida ou marcha nórdica, mude de ritmo, convide um amigo para se juntar a si ou ligue-se a um clube… são algumas dicas para tornar a marcha mais atrativa!
5 – Já tenho muito que fazer
Uma boa aspiração da casa seria bem-vinda, vários episódios da sua série de TV preferida esperam por si, um dossier de trabalho importante para tratar… mas não se esqueça de cuidar do seu corpo! Tomar o tempo necessário para uma marcha ativa de 30 minutos diariamente é suficiente para assegurar a dose de atividade necessária para manter-se saudável, permitindo maior descontração e concentração!
6 – Não vejo qualquer resultado
Já o leu em todo o lado, a marcha rápida ajuda a perder peso. Será que está a perder o seu tempo em vez de seguir uma dieta milagrosa?A verdade é que é necessário cuidar da alimentação ao mesmo tempo que pratica desporto, para emagrecer de forma duradoura, uma vez que os benefícios da marcha desportiva também se fazem sentir no interior do seu corpo!
7 – Não gosto que as pessoas me vejam marchar
Sabe, ninguém está no seu melhor quando faz desporto. Vai sentir-se tão bem depois da sessão de marcha que só vai querer uma coisa: recomeçar.Escolha uma roupa e um calçado de marcha desportiva que a valoriza, tenha orgulho de praticar marcha rápida ou marcha nórdica: o ser humano foi, antes de mais, feito para marchar.
8 – Sinto dores nos pés/nas tíbias
Se não tem por hábito marchar muito, é normal que aconteça no princípio: o pé tem que fortalecer a musculatura para assegurar o seu movimento correto, tal como a tíbia que é fortemente solicitada durante a marcha.Faça alongamentos, escolha bem o seu calçado de marcha. Será rapidamente recompensado!
O que é que diz a si mesmo para manter a motivação?