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Como subir ou descer em marcha nórdica?

Integre subidas e descidas durante a sua sessão de marcha nórdica, vai ganhar muito com isso. Com sessões variadas consegue tirar ainda maior prazer e permite uma tonificação ainda mais intensa. Aqui ficam as técnicas de marcha nórdica para subir e descer sem dificuldades e, acima de tudo, sem o perigo de se magoar!

Dependendo dos desníveis, positivos ou negativos, a utilização dos seus bastões de marcha nórdica é diferente da utilização em terreno plano. Em subida, o esforço aplicado no momento do impulso é maior, sendo assim necessário adotar os melhores movimentos para não exigir demasiado das articulações. Em descida, os bastões de marcha nórdica já não servem para a propulsão mas sim para travar o impulso e evitar as quedas!

Como subir corretamente em marcha nórdica

É na subida que irá sentir os músculos dos braços a trabalharem ao máximo! O impulso com os braços nos bastões, que irá aliviar e complementar o impulso das suas pernas, é essencial para que os bastões o ajudem nas subidas.

Para o impulsionar para cima, recomendamos que utilize os bastões contra o solo junto ao calcanhar. Assim, será mais fácil transferir o máximo de peso sobre os bastões para acompanhar a sua subida!

Como verdadeiro estabilizador, a boa utilização dos bastões durante as subidas permite continuar a passada na totalidade, desde o calcanhar até à propulsão com o dedo grande do pé.

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  • Importante: se a subida for considerável, 3 apoios serão melhores do que 2! Para que possa exercer uma melhor propulsão para cima é possível apoiar os 2 bastões ao mesmo tempo para combinar a força dos seus braços, ajudando-o a subir.

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Como descer corretamente em marcha nórdica

Quando estiver a descer em marcha nórdica, realize passos muito pequenos para não descer demasiado rápido correndo o risco de cair. Se andar com passos muito largos, o movimento vai precipitá-lo para a frente e as suas articulações serão assim muito mais solicitadas do que com pequenos passos.

Na descida os bastões têm mais a função de travão do que a de propulsão. Para poder utilizá-los corretamente em descida e não se debruçar demasiado para a frente, é aconselhável inclinar-se ligeiramente para trás, sempre com as costas bem direitas, para ter apoio nos bastões.

Em descida, quanto maior for o peso transferido para os bastões mais beneficiam as suas articulações. Se a descida for muito inclinada, deverá fletir os joelhos, como se estivesse sentado, de forma a baixar o seu centro de gravidade.

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  • Importante: se a descida for demasiado inclinada, é possível apoiar os bastões em simultâneo, como no caso da subida. Mas neste caso os bastões estarão orientados para a frente para travar a descida e para evitar deslizes perigosos!

Agora já sabe um pouco mais sobre as técnicas de marcha nórdica para que possa subir ou descer em terrenos inclinados. Quer seja de forma ligeira ou rápida, não se esqueça de que a integração deste elemento no seu percurso é a melhor forma de acentuar o trabalho muscular e cardio em marcha nórdica. Só precisa de agarrar nos seus bastões e experimentar estas técnicas!

Bastões de marcha nórdica
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Quando praticada com bastões, a marcha desportiva é designada de marcha nórdica. Os bastões de marcha nórdica reúnem várias características:ajudam a propulsionar o corpo e facilitam a participação ativa dos braços, permitindo assim uma boa tonificação da parte superior do corpo. Também ajudam a amortecer os impactos. Descubra as nossas recomendações para escolher corretamente os seus bastões de marcha nórdica.

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