Comment s’équiper pour pratiquer la marche nordique ?

Como deverá equipar-se para praticar marcha nórdica?

(3)

Sente vontade de se iniciar na marcha nórdica ? Esta atividade desportiva necessita de pouco equipamento!Basta um par de bastões, calçado de marcha nórdica adaptado, roupa para o desporto e uma mochila pequena. Só precisa de se equipar para realizar os seus primeiros treinos de marcha nórdica !

1 - Bastões de marcha nórdica

Qual o equipamento de marcha nórdica essencial?Os bastões!De facto, a prática desta atividade assenta na utilização de bastões, para acompanhar o seu ritmo de marcha. São os bastões de marcha nórdica que o ajudam a propulsionar e fazem trabalhar a parte superior do corpo.

Antes de adquirir a técnica de marcha nórdica e conseguir fazer bons movimentos, deverá saber como escolher bastões de marcha nórdica. Um bastão é escolhido de acordo com o nível de prática. Para um iniciante que se dedica à marcha nórdica 1 a 2 vezes por mês, basta utilizar bastões de alumínio com bico de aço. Os praticantes regulares de marcha podem utilizar bastões de carbono com bico em tungsténio.

Veja o vídeo para  compreender como são utilizados os bastões na marcha nórdica  e usufrua dos nossos conselhos !

2 - Calçado de marcha nórdica flexível

Nos treinos de marcha nórdica, o movimento do pé constitui um movimento e técnica específicos.Este movimento possui 3 etapas: a colocação do calcanhar, o desenvolvimento da passada e a propulsão com os dedos dos pés.É por isso muito importante que o calçado de marcha nórdica seja flexível, de modo a acompanhar o desenvolvimento da passada.

Se praticar marcha em caminhos de campo espessos e húmidos, faça uso da aderência para evitar escorregar !

3 - Roupa de desporto

Para começar a praticar marcha nórdica, não há uma roupa particular a adquirir. Opte por roupa de desporto leve e confortável para os treinos de marcha nórdica. O importante é estar confortável para fazer movimentos amplos: a roupa não pode interferir com os movimentos dos braços e dos ombros.

Use calções ou calças justos ao corpo para evitar fricções (calças justas no inverno ou calções leves no verão, se necessário), uma t-shirt respirável, meias de desporto, um casaco impermeável se o tempo assim o pedir... Um boné e um par de óculos de sol, se o tempo assim quiser !

4 - Uma mochila pequena

A mochila é um acessório indispensável para as suas sessões de marcha nórdica!Permite-lhe transportar uma garrafa de água e alimentos energéticos. Nunca comece sessões de marcha sem água:não se esqueça que a hidratação é primordial para o desporto, seja qual for a sua prática.

Se está a iniciar-se na marcha nórdica, não hesite em consultar o artigo sobre os 5 erros que o praticante de marcha nórdica deve evitar. Contém inúmeras informações práticas e úteis para começar a marcha nórdica com o pé direito !

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Vote
VOLTAR PARA O TOPO