Aproveitar os benefícios da marcha desportiva para combater o stress

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O desporto faz bem à saúde... Toda a gente sabe. Mas sabia que a prática de uma atividade física permite também cuidar do seu estado de espírito? Descubra os efeitos anti-stress da marcha desportiva. Vamos analisar esta atividade muito completa numa outra perspetiva!

A marcha desportiva ajuda a desligar

Em casa, no trabalho, no meio social: os problemas tendem por vezes a se acumularem, gerando situações de stress difíceis de controlar.

A prática regular de uma atividade suave como a marcha desportiva permite-lhe numa primeira fase distanciar-se dos seus problemas.

São muitos os praticantes de marcha desportiva que confirmam e testemunham os benefícios desta modalidade desportiva para o seu dia-a-dia.

É o caso de Pauline, responsável do departamento de comunicação digital, que aproveita a sua hora de almoço para praticar marcha desportiva: «Caminhar é para mim um verdadeiro momento de descontração, uma boa oportunidade para desligar o meu cérebro do trabalho. Aproveito para arejar, recarregar as minhas baterias e erradicar o stress para o resto do dia!».

Esta constatação é partilhada por Emmanuel Lassalle, praticante de grande fundo e adepto de marcha em solitário: «Este desporto permite arejar o corpo e o espírito. Enquanto marcho penso em inúmeras coisas e chego a resolver determinados problemas da vida quotidiana. Aprecio os longos passeios, que considero um verdadeiro encontro comigo mesmo. Por vezes, nem sequer me apercebo de que estou a praticar um desporto!"

De que forma a marcha desportiva ajuda a combater o stress

Quando pratica marcha desportiva, o seu sangue fica melhor oxigenado. Este fornecimento suplementar de oxigénio gera uma sensação de serenidade que perdura após a suas sessões de marcha desportiva.

Durante o esforço, o seu corpo produz até 5 vezes mais endorfina do que em repouso: a endorfina é também conhecida pelo nome de «hormona da felicidade»! Fonte de bem-estar para o seu espírito, esta hormona ajuda-o a ter um pensamento positivo e previne os estados depressivos associados aos momentos de maior stress.

Sim, mas...! Para tirar partido destes benefícios, é preciso manter uma atividade de esforço durante pelo menos 30 minutos numa zona-alvo de endurance. É bom sinal, visto que essa é a zona dentro da qual poderá queimar mais calorias!

A postura correta para otimizar os efeitos anti-stress da marcha desportiva

1 – Os seus movimentos devem ser descontraídos

Os primeiros sinais de stress surgem muitas vezes ao nível dos ombros e das costas. Para eliminar as tensões que afetam essas zonas, faça movimentos amplos e descontraídos, nomeadamente ao nível dos braços. 

2 – Sorria!

Ao descontrair os músculos do rosto e sorrindo, caminhará com mais prazer ainda. Experimente, é automático!

3 – Encontre-se consigo mesma!

Selecione percursos agradáveis, longe de zonas de trânsito (ruído, poluição). Para uma sessão de marcha desportiva 100% serena, é preferível praticar 2 a 3 vezes por semana do que duplicar as sessões durante o fim de semana!

E você? Sente os efeitos anti-stress da marcha desportiva? Partilhe a sua experiência!

 
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Benefícios da marcha

A marcha desportiva é uma atividade física simples, fácil de iniciar e que todos podem praticar. No entanto, os benefícios deste desporto são inúmeros e contribuem para melhorar o seu bem-estar físico e mental.

Benefícios da marcha
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A marcha desportiva é uma atividade que pode ser praticada em qualquer hora, tanto em espaços interiores como exteriores. Praticar marcha em ginásio é por vezes vantajoso quando as condições meteorológicas não são as melhores... Mas caminhar ao ar livre num parque ou à beira-mar é sempre mais motivador e agradável quer para o espírito, quer para o corpo! A marcha desportiva ainda é melhor ao ar livre: 6 razões para comprová-lo!

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