O desporto faz bem à saúde... Toda a gente sabe. Mas sabia que a prática de uma atividade física permite também cuidar do seu estado de espírito? Descubra os efeitos anti-stress da marcha desportiva. Vamos analisar esta atividade muito completa numa outra perspetiva!
A marcha desportiva ajuda a desligar
Em casa, no trabalho, no meio social: os problemas tendem por vezes a se acumularem, gerando situações de stress difíceis de controlar.
A prática regular de uma atividade suave como a marcha desportiva permite-lhe numa primeira fase distanciar-se dos seus problemas.
São muitos os praticantes de marcha desportiva que confirmam e testemunham os benefícios desta modalidade desportiva para o seu dia-a-dia.
É o caso de Pauline, responsável do departamento de comunicação digital, que aproveita a sua hora de almoço para praticar marcha desportiva: «Caminhar é para mim um verdadeiro momento de descontração, uma boa oportunidade para desligar o meu cérebro do trabalho. Aproveito para arejar, recarregar as minhas baterias e erradicar o stress para o resto do dia!».
Esta constatação é partilhada por Emmanuel Lassalle, praticante de grande fundo e adepto de marcha em solitário: «Este desporto permite arejar o corpo e o espírito. Enquanto marcho penso em inúmeras coisas e chego a resolver determinados problemas da vida quotidiana. Aprecio os longos passeios, que considero um verdadeiro encontro comigo mesmo. Por vezes, nem sequer me apercebo de que estou a praticar um desporto!"
De que forma a marcha desportiva ajuda a combater o stress
Quando pratica marcha desportiva, o seu sangue fica melhor oxigenado. Este fornecimento suplementar de oxigénio gera uma sensação de serenidade que perdura após a suas sessões de marcha desportiva.
Durante o esforço, o seu corpo produz até 5 vezes mais endorfina do que em repouso: a endorfina é também conhecida pelo nome de «hormona da felicidade»! Fonte de bem-estar para o seu espírito, esta hormona ajuda-o a ter um pensamento positivo e previne os estados depressivos associados aos momentos de maior stress.
Sim, mas...! Para tirar partido destes benefícios, é preciso manter uma atividade de esforço durante pelo menos 30 minutos numa zona-alvo de endurance. É bom sinal, visto que essa é a zona dentro da qual poderá queimar mais calorias!
A postura correta para otimizar os efeitos anti-stress da marcha desportiva
1 – Os seus movimentos devem ser descontraídos
Os primeiros sinais de stress surgem muitas vezes ao nível dos ombros e das costas. Para eliminar as tensões que afetam essas zonas, faça movimentos amplos e descontraídos, nomeadamente ao nível dos braços.
2 – Sorria!
Ao descontrair os músculos do rosto e sorrindo, caminhará com mais prazer ainda. Experimente, é automático!
3 – Encontre-se consigo mesma!
Selecione percursos agradáveis, longe de zonas de trânsito (ruído, poluição). Para uma sessão de marcha desportiva 100% serena, é preferível praticar 2 a 3 vezes por semana do que duplicar as sessões durante o fim de semana!
E você? Sente os efeitos anti-stress da marcha desportiva? Partilhe a sua experiência!