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6 boas razões para aderir!

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A marcha desportiva é uma atividade que pode ser praticada em qualquer hora, tanto em espaços interiores como exteriores. Praticar marcha em ginásio é por vezes vantajoso quando as condições meteorológicas não são as melhores... Mas caminhar ao ar livre num parque ou à beira-mar é sempre mais motivador e agradável quer para o espírito, quer para o corpo!

A marcha desportiva ainda é melhor ao ar livre: 6 razões para comprová-lo!

1 - Caminhar ao ar livre: um momento de desconexão total

Está cientificamente provado: praticar desporto ao ar livre gera pensamentos positivos e reduz os efeitos negativos do stress no organismo.
 
Vá para fora! Numa fase inicial, deixe-se simplesmente levar pelos efeitos relaxantes e conecte-se com o meio natural ambiente: observe, escute, sinta... Numa palavra: descomprima!
 
O melhor? Caminhe de manhã para mobilizar toda a sua energia física e mental antes de iniciar o dia de trabalho!

2 - Caminhe ao ar fresco: uma verdadeira lufada de oxigénio 

Caminhar em espaços exteriores permite absorver o ar fresco e melhorar a oxigenação global do corpo.
 
Poderá assim aprender a respirar corretamente e desenvolver a sua capacidade respiratória ao longo das suas sessões de marcha.

3 - Praticar marcha desportiva ao sol: repor os níveis de vitamina D

Caminhar ao ar livre permite ainda aproveitar os benefícios da luminosidade natural e a sua contribuição para o bom funcionamento do seu organismo.
 
Seja com céu azul ou cinzento, o seu corpo absorverá a sua dose de vitamina D. Também conhecida como «vitamina do sol», a vitamina D reforça o seu sistema cardiovascular e fortalece os ossos. Uma verdadeira sessão de luminoterapia, ao natural!

4- Caminhar rapidamente ao ar livre: reencontrar o bom humo

Durante a sua sessão de marcha desportiva, quando está em pleno esforço, o seu corpo segrega naturalmente endorfinas, as famosas «hormonas da felicidade».
 O corpo produz igualmente serotina, a hormona responsável pela sensação de prazer, cujos níveis de produção aumentam particularmente sob o efeito do sol: o necessário para atingir o pico da sua forma!

5 - Caminhar em piso acidentado: trabalho muscular reforçado

Ao contrário do ginásio, o meio natural oferece um terreno de marcha variado com vários tipos de relevos. Aproveite as irregularidades, as descidas e pequenas subidas para compor um trajeto com esforços diferenciados.
 Isso permitirá reforçar os glúteos e os músculos das coxas!

6 - Explorar um novo local natural: para contrariar a rotina!

Por último, a mudança regular de cenário (parque, floresta, lago, etc.) permite evitar a rotina e a consequente desmotivação. Se percorrer sempre os mesmos caminhos ou se marchar na passadeira sem sair do mesmo sítio, acabará por perder a vontade de praticar desporto e todos os seus benefícios. É normal e muito comum!

Ao realizar sessões de marcha desportiva ao ar livre, ficará cada vez mais motivado e terá uma prática continuada em qualquer estação do ano!

E você? Quais são os bons motivos que o levam a praticar marcha desportiva ao ar livre?

 

 

 

 

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