A marcha desportiva, tal como toda a atividade desportiva, faz aumentar a temperatura do seu corpo. A transpiração intervém assim como regulador natural, mas: este excesso de água e sal no seu calçado de marcha desportiva provoca muitas vezes desconforto, bolhas e maus odores. Apresentamos as nossas soluções práticas e dicas para que se possa descalçar... sem surpresas desagradáveis!
1 - Antes de uma sessão de marcha desportiva: prepare os seus pés
A transpiração surge na sua maioria durante o esforço. Sabia que este fenómeno natural é igualmente desencadeado por outros fatores? É o caso do cansaço, do stress ou ainda do ligeiro excesso de peso.
Antes de cada uma das sessões de marcha desportiva, é necessário mimar os seus aliados da marcha desportiva: os seus pés!
Os seus gestos de bem-estar antes de iniciar a marcha:
- uma lavagem regular;
- uma esfoliação para retirar as peles mortas e favorecer a respiração da pele;
- uma imersão de salva com propriedades antitranspirantes;
- a aplicação de um creme antitranspirante (e também perfumado!) ou a fricção com uma pedra de alúmen.
Antes de se calçar, verifique se os seus pés estão totalmente secos: retire dos pés quaisquer vestígios de humidade sem esquecer de limpar as zonas entre os dedos!
2 - Durante o esforço: escolha calçado de marcha desportiva arejado
A prática da marcha rápida requer uma boa escolha de calçado. Para evitar a sensação de pés húmidos, o melhor será evitar o sobreaquecimento dos pés. Opte preferencialmente por calçado de marcha desportiva arejado!
- Importante: Todo o calçado de marcha desportiva Newfeel é composto por malha de rede, um material que facilita a eliminação da transpiração.
3 - A meia, o trunfo «anti-transpiração» da marcha desportiva!
Pode confessar: no verão, o seu desejo de colocar os pés nus dentro do calçado de marcha desportiva torna-se irresistível. Saiba, no entanto, que ao colocar umas meias terá muito mais benefícios.
Benefícios:
- protegem os seus pés das bolhas e da fricção, uma pele húmida em contacto direto com a palmilha pode aquecer o pé enquanto se movimenta.
- absorvem o primeiro excesso de humidade
- evitam que a transpiração ataque diretamente o interior do seu calçado, evitando assim danos sobre a tecnicidade do mesmo
4 - Após o esforço:arejar o seu calçado de marcha desportiva
A transpiração é quase naturalmente inodora. As bactérias e os fungos que se desenvolveram no seu calçado é que provocam os gases de mau odor.
O mais importante? no regresso da sua sessão, abra bem o seu calçado, permita que seque bem ao ar livre e retire as palmilhas removíveis. Pode também passar um spray purificador ou espalhar bicarbonato de sódio em pó. Este absorve os odores e evita o desenvolvimento dos fungos.
Tem outras dicas para deixar de transpirar dos pés? Partilhe-as connosco!