Vantagens do calçado de criança: informação ou especulação?

(1)

O pé da criança tem necessidades diferentes do pé do adulto em termos de marcha (por exemplo relativamente ao amortecimento, procure  aqui). É por isso que, além do nosso artigo sobre os  conceitos estabelecidos sobre o calçado de marcha, propomos um artigo dedicado ao calçado de criança. Não hesite em colocar as suas questões e comentários sobre este artigo !

Deve-se escolher 1 tamanho acima do tamanho de criança para que o calçado dure mais tempo : FALSO.

Se o calçado for demasiado grande, o pé da criança não beneficiará de um bom apoio. No entanto, o pé não deverá estar muito apertado dentro do calçado, tanto ao nível do volume com do comprimento e, portanto, do tamanho. Deverá haver um espaço de 6 mm entre a ponta do pé e a extremidade do calçado na biqueira. Concordo, mas como poderei escolher o tamanho certo ? Esta questão leva-nos ao ponto seguinte.

 

Devo premir a ponta do calçado para determinar o tamanho indicado para o meu filho : VERDADEIRO E FALSO.

Este método parece adequado, mas tenha em conta que, ao apertar a ponta do calçado, a criança tem tendência a retrair os dedos dos pés por reflexo condicionado. A determinação do tamanho estará nesse caso incorreta. O método recomendado por Karine, a nossa gestora de produtos de criança ? Em primeiro lugar, peça à criança para colocar o pé o mais possível à frente no calçado e, em seguida, coloque a palma da mão na parte da frente do pé para que a criança não retraia os dedos dos pés. Por último, tente introduzir os dedos na parte de trás do calçado, atrás do calcanhar, para verificar se existe espaço suficiente (os famosos 6 mm).

 
 

Para garantir um bom apoio no calçado de criança é necessário um calçado subido : FALSO.

Para assegurar o apoio do pé da criança enquanto marcha, é importante que o calcanhar se mantenha imóvel dentro do calçado. É por isso necessário um contraforte robusto. O calçado subido não assegura o apoio; pelo contrário, se for demasiado rígido impedirá o pé da criança de se movimentar e de se articular corretamente a cada passo, o que não é bom para o seu desenvolvimento. Se o calçado subido for demasiado rígido, a criança terá a sensação de andar com calçado de ski! Lembre-se que as crianças poderão usar calçado subido (por exemplo, por razões estéticas), mas com a condição única de serem suficientemente flexíveis ao nível do tornozelo (como por exemplo o nosso calçado Jarry Mid).

Um calçado de criança adequado deve ter um arco plantar pré-formado : FALSO.

 

O preconceito de que é preferível um calçado com arco plantar bem formado é incorreto. Muitas vezes, pensamos que as crianças têm pés chatos e que essa característica pode ajudá-los, mas não é o caso. Com efeito, as crianças têm simplesmente pés carnudos !

Com o crescimento e a marcha, os pés tornam-se musculados e o arco plantar é formado.

Se o calçado que usam tiver uma base muito pronunciada ao nível do arco plantar, o pé não se irá muscular corretamente e no dia em que a criança tiver um calçado com um arco plantar menos acentuado, o corpo terá de fazer um grande esforço para compensar essa falha, podendo causar dores nos joelhos ou nas costas.

banner_pt_actireo

 
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Vote
Benefícios da marcha
bienfaits_marche_enfant_newfeel

Logo que a criança é capaz de caminhar sem cair e de o acompanhar, é importante que desenvolva um modo de vida saudável, cheio de descobertas. A marcha é uma atividade física de resistência com muitos benefícios para o crescimento da criança.

Calçado

Do nascimento à idade adulta, o caminho é longo até que o pé da criança se desenvolva completamente. A estrutura e as necessidades dos seus pés evoluem à medida que vão crescendo, logo que a criança começa a caminhar. Para garantir o melhor desenvolvimento do pé da criança, dos 0 aos 15 anos, contamos-lhe tudo!

(1)
VOLTAR PARA O TOPO