Um podómetro, qual a sua utilidade?

(5)

Em marcha ativa e em marcha nórdica manter-se motivado é a chave do sucesso. Irá alcançar os seus objetivos praticando a marcha de uma forma regular. Para manterem a sua motivação, muitos praticantes de marcha medem a sua atividade através de um pedómetro. Pretende também medir os seus progressos? Enfoque sobre o instrumento de medida que é a base da marcha desportiva: o podómetro.

Por que razão deve utilizar um podómetro?

Um podómetro é um acessório que permite aos praticantes de marcha medir a sua atividade física.

Através da sua utilização, ficará a conhecer o número de passos efetuados em cada sessão de marcha desportiva, a distância percorrida, o tempo e até o número de calorias dispensadas, no caso dos podómetros mais evoluídos.

O número de passos é um bom indicador caso o seu objetivo seja o de manter a forma. A OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda a prática de 10.000 passos de marcha por dia para manter uma boa forma física, isto quer dizer alguma coisa! A marcha é a atividade física de resistência mais aconselhada para manter a forma.

Com o seu podómetro ao longo de todo o dia irá tomar consciência da sua atividade física. Melhor do que isso, vai poder avaliar o grau do seu progresso anotando as suas performances no seu livro de treino. Mais uma razão para se manter motivado!

Como funciona?

O podómetro é um instrumento de medida de muito simples utilização. Após uma nivelação para medir os seus passos, apenas necessitará de o levar consigo em cada uma das suas sessões.

Depois de ligado, ele vai somando os seus passos com a ajuda de um captador, que reage a cada impacto provocado pelos seus movimentos.

Se pretende perder peso com a marcha ativa ou com a marcha rápida, irá então necessitar de um podómetro capaz de calcular o número de calorias. Para tal, o seu podómetro deverá ter informações suplementares: o seu tamanho e o seu peso. Em seguida, o podómetro fará a ligação entre estas informações e a sua atividade.

Algumas ideias sobre objetivos a cumprir através do seu podómetro

1 – É sedentário?

Não valerá a pena propôr-se a um objetivo absurdo. Comece por praticar marcha durante pelo menos 30 minutos por dia, depois apenas numa única saída desde que se sinta capaz de tal. Tudo isto é possível se alterar os seus hábitos diários: escolha as deslocações a pé para se manter de boa saúde!

2 – É ativo mas não faz muito desporto?

Comece por avaliar onde chegou graças ao podómetro. Depois, experimente aumentar progressivamente o número de passos realizados um cada uma das suas sessões para atingir os 10.000 passos, o ideal recomendado pela OMS para manter a boa forma.

Descubra todos os podómetros da marca Géonaute, um exclusivo Decathlon.

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Vote
Técnicas e dicas

Atualizado num bloco de notas ou utilizando uma das muitas aplicações para smartphone dedicadas à atividade física, o diário de treino é essencial para acompanhar os exercícios de marcha desportiva e permanecer motivado.

(3)
Técnicas e dicas
marchesportive_newfeel_rester_motive

Manter-se motivado é a chave para atingir os seus objetivos desportivos. No entanto, pode acontecer que a colocação do calçado de marcha rápida se torne desmotivante, quer por falta de tempo ou de vontade.

VOLTAR PARA O TOPO