Tonificar os glúteos e os músculos das coxas com a marcha rápida

 Quer saber de que modo pode fortalecer os músculos das coxas e dos glúteos, mas para si a musculação das pernas está associada a curvas? A marcha desportiva vai fazê-lo mudar de ideias! Esta atividade física fortalece os músculos e os glúteos de uma forma suave. Passo a passo, poderá redefinir a sua silhueta sem que para isso tenha de desenvolver a massa muscular. Nada melhor do que a marcha para recuperar a silhueta!

Qual é a função das coxas e dos glúteos enquanto pratica marcha?

Os músculos das coxas e dos glúteos são indispensáveis para a prática da marcha. É muito simples: sem eles, não poderia nem andar, nem manter-se de pé! Aliás, cada um deles tem uma função específica:

Os bíceps (situados por trás da coxa) contraem-se para fazer dobrar a sua perna. Quando os quadríceps (situados à frente) assumem o controlo a sua perna estica.

Mais acima, os glúteos máximos, médios e mínimos permitem-lhe manter-se de pé. Estes músculos estão entre os mais fortes do corpo humano! Enquanto pratica a marcha, os glúteos contraem para estabilizar as suas ancas e permitem que mantenha uma boa postura.

Por que razão a marcha desportiva reforça os músculos das suas pernas?

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Os músculos das coxas e dos glúteos são naturalmente solicitados sempre que pratica a marcha. Se apressar o seu passo para alcançar uma velocidade média de 6 a 9 km/h, estes músculos contraem-se de modo mais intenso e tonificam-se de forma progressiva.

Simples de praticar, a marcha rápida é um desporto de resistência suave que protege as suas articulações. Desta foram estará a formar a sua silhueta ao seu ritmo, sem impacto doloroso e sem o risco de danos físicos.

Os benefícios prolongam-se mesmo depois da sua sessão, caso pretenda aproveitar as suas sessões de marcha rápida para perder peso: um corpo musculado queima mais calorias em repouso!

  • IMPORTANTE: A marcha rápida é um excelente exercício anti-celulite. A celulite surge nas pernas devido a falta de exercício e de tonificação muscular, devido a uma má circulação sanguínea ou mesmo provocada pelo stress.

"A marcha age diretamente nas causas da celulite, tonifica as suas pernas e favorece a circulação sanguínea. É uma realidade: A marcha rápida permite lutar eficazmente contra a celulite!" - Dr. Bacquaert, IRBMS.

Como fortalecer os músculos das pernas eficazmente com a marcha desportiva?

Manter uma boa técnica vai ajudá-lo a melhorar o trabalho muscular durante as suas sessões de marcha rápida.

  1. Incline-se para a frente!

    Através deste gesto estará a solicitar mais os músculos e poderá assim tomar partido de toda a potência do bom movimento do pé. A impulsão para a frente realizada pelos dedos dos pés são um esforço complementar auxiliando a "tonificar" os seus músculos das pernas e permitindo tonificar as coxas.

  2. Siga um treino fraccionado nas suas sessões 

    Pouco a pouco, acelere a cadência da marcha desportiva aumentando a frequência ou a amplitude dos seus passos. Considere variar os ritmos ao longo de uma mesma saída de forma a trabalhar com um treino fraccionado. Estes momentos de "sprints" aumentam a sua frequência cardíaca e ajudam-no a desenvolver as suas capacidades perante o esforço e solicitam os músculos de forma mais intensiva.

  3. Acrescente um pouco de inclinação!

    Aventurar-se num vale mais inclinado, ou subir umas escadas é um excelente exercício, incrivelmente eficaz para exercitar as coxas e os glúteos. Não hesite em realizar este exercício também no dia-a-dia, sempre que surja a oportunidade!

Pronto para recuperar a silhueta das suas pernas? Nada melhor do que a marcha... rápida, é claro!

 

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Benefícios da marcha

Por que razão se diz que a marcha desportiva é um desporto completo? A marcha desportiva, seja a ativa ou a rápida, não faz apenas trabalhar os músculos inferiores. Para além de exercitar as coxas e os músculos dos glúteos, a marcha desportiva exercita também a zona superior do corpo, nomeadamente os braços e os abdominais.

Benefícios da marcha

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Qual a diferença entre um simples praticante de marcha e praticante de marcha de competição ? O movimento do pé, inconsciente no caso do primeiro, é controlado no caso do segundo. Na marcha desportiva, executar corretamente o movimento evita lesões e otimiza o trabalho muscular. Eis como marchar corretamente.

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