Riscos de ficar sentado demasiado tempo

(3)

Quanto mais tempo permanecemos sentados, menores os benefícios para o coração. Face aos riscos da vida sedentária, a marcha é uma solução simples e eficaz para cuidar da sua saúde.

Sem saber, corre possivelmente o risco de levar uma vida sedentária. O sedentarismo define-se pela ausência de atividade física ao longo do dia. Quando esta é reduzida ao mínimo e quando o gesto energético diário se aproxima dos níveis de repouso, é necessário introduzir um novo alor aos seus dias.

O sedentarismo, nomeadamente no trabalho, tem inúmeras consequências para a saúde. Constitui o quarto fator de risco de desenvolver doença cardiovascular, a seguir à hipertensão arterial, ao tabagismo e à diabetes. Entre todos estes fatores, os riscos associados ao sedentarismo podem ser facilmente prevenidos: fazendo uma vida mais ativa, nomeadamente praticando regularmente marcha desportiva ou marcha nórdica e preferindo ao máximo as deslocações a pé.

A prática de marcha é uma atividade natural, fácil e eficaz para trabalhar as capacidades cardíacas, entre outros benefícios.

Veja em seguida 3 conselhos para fazer uma vida mais ativa!

1 – Evite permanecer sentado demasiado tempo

1h em posição sentada é o suficiente para reduzir a circulação sanguínea em direção ao coração. Deste modo, quanto mais tempo estiver sentado, pior a circulação do sangue.

  • Para combater o sedentarismo no escritório, pode decidir trabalhar de pé ou, mediante algumas ações simples, usufruir dos benefícios da marcha:
    - Use as escadas e não o elevador
    - Dirija-se pessoalmente aos seus colegas, em ver se lhes enviar um e-mail
    - Faça uma pausa de hora a hora para caminhar alguns minutos

De hora a hora, 5 minutos de marcha são suficientes para manter as funções arteriais e a circulação sanguínea em bom estado.

Comparativamente com as pessoas que passam 4h por dia sentadas, quem passa 8h por dia sentado terá 15% de probabilidade de morte prematura. Quem passa 11h sentado por dia verá este risco aumentar para 40%.

2 – Adote o programa dos 10 000 passos por dia

Nos seus trajetos, maximize as possibilidades de ser mais ativo, caminhando sempre que possível, nomeadamente mantendo em mente o programa dos 10 000 passos por dia, para se manter saudável. Não hesite em usar um podómetro. Sabe-se que o uso de um podómetro no dia a dia motiva a caminhar mais!

3 – Faça progressivamente 30 minutos de atividade por dia graças à marcha

É um desporto fácil e acessível, tanto no dia a dia como em sessões mais organizadas. Com calçado adaptado à marcha: poderá continuar a muscular o coração e a combater o sedentarismo, tirando partido dos outros benefícios deste desporto de resistência, como a perda de peso e o bem-estar.

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Vote
Benefícios da marcha

Por que razão se diz que a marcha desportiva é um desporto completo? A marcha desportiva, seja a ativa ou a rápida, não faz apenas trabalhar os músculos inferiores. Para além de exercitar as coxas e os músculos dos glúteos, a marcha desportiva exercita também a zona superior do corpo, nomeadamente os braços e os abdominais.

(1)
Benefícios da marcha

Quer pretenda perder peso, tonificar o corpo ou recuperar a forma física, a marcha tem a vantagem de não exercer uma carga excessiva nas suas articulações. Os benefícios não são apenas físicos, uma vez que a marcha também tem efeitos positivos para a sua saúde: é um desporto simples e eficaz na prevenção de doenças cardiovasculares e da diabetes. Não há deste modo motivos para não aproveitar todos os benefícios da marcha?

VOLTAR PARA O TOPO