Quais as diferenças entre os bastões de marcha nórdica e os bastões de caminhada?

(12)

A marcha nórdica é um desporto que se pratica obrigatoriamente com recurso a 2 bastões específicos, ao passo que na caminhada os bastões prestam apoio nas subidas e impedem que escorregue nas descidas: o movimento dos bastões é diferente em cada um dos desportos. É por isso necessário utilizar bastões específicos, porque não respondem ao mesmo tipo de solicitações. À descoberta das suas funções.

A CADA PRÁTICA CORRESPONDE UMA UTILIZAÇÃO DOS BASTÕES...

marche nordique randonnée

Na marcha nórdica, pratica-se num piso plano, os bastões ajudam à propulsão e a exercitar a parte superior do corpo.São indispensáveis e específicos da prática deste desporto completo: sem bastões de marcha nórdica, não existe marcha nórdica. 

A caminhada pratica-se em pisos com relevo e desníveis, pelo que o movimento dos bastões é diferente: os bastões de caminhada ajudam a obter apoio nas subidas e impedem que escorregue nas descidas. Não são obrigatórios para a prática, embora fortemente recomendados. 

... E UMA COMPOSIÇÃO ESPECÍFICA DO TUBO DOS BASTÕES

Na marcha nórdica, ao escolher os bastões, os praticantes analisam a percentagem de carbono que os compõe.

Quanto mais elevada for a percentagem, mais o carbono limita o impacto das vibrações sobre as articulações e os braços; e proporciona leveza e dinamismo. 

 

Na caminhada, os praticantes procuram robustez, já que os bastões servem para facilitar a prática e minimizar os riscos de queda e ferimentos. O material mais adequado às suas necessidades é o alumínio

CORREIAS "LUVAS INTEGRADAS": UMA PARTICULARIDADE DOS BASTÕES DE MARCHA NÓRDICA

Na marcha nórdica :

Os bastões são compostos por correias com passagem para o polegar (designadas também por luvas integradas) que permitem abrir bem a mão durante a propulsão: movimento principal da marcha nórdica, que deve ser fluido e regular. 

Os bastões de caminhada são constituídos por uma correia simples (do tipo pulseira) que se coloca à volta do pulso para nunca largar os bastões durante a prática. 

MONO-SEGMENTO VS TELESCÓPICO

Na marcha nórdica, recomendamos a utilização preferencial dos bastões de um só segmento (um só tubo) que evitam as vibrações durante a marcha e protegem as articulações.

Na caminhada, preconizamos a utilização dos bastões telescópicos (múltiplos segmentos) para maior ajuste em função do tipo de piso e uma arrumação mais fácil dentro da mochila.

Assim, os bastões de marcha nórdica respondem a necessidades específicas deste desporto completo e muito bom para a saúde.No ato da compra, constatará que os bastões de marcha nórdica são obrigatoriamente vendidos aos pares, ao contrário dos bastões de caminhada que podem ser vendidos à unidade, porque um pode ser suficiente para manter o equilíbrio durante a prática. 

Resumindo, não hesite em consultar este quadro para escolher os seus bastões :

  MARCHA NÓRDICA CAMINHADA
FUNÇÕES

Ajuda à propulsão

Fortalecer a parte superior do corpo

Ter um ponto de apoio nas subidas

Evitar escorregar nas descidas

COMPOSIÇÃO DO TUBO Dar preferência ao carbono Alumínio
CORREIAS Luvas integradas para facilitar o movimento do praticante de marcha nórdica Correia simples
MONO-SEGMENTO VS TELESCÓPICOS Dar preferência aos bastões mono-segmento Dar preferência aos bastões telescópicos

Apetece-lhe iniciar-se à marcha nórdica ? Descubra todos os seus benefícios neste artigo.

 

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Vote
Todas as vantagens
bienfaits_marche_nordique

Qualquer atividade física praticada de forma regular traz benefícios para a sua saúde e condição física. Mas todos os desportos são diferentes, e os seus benefícios para a saúde também. A marcha nórdica, é boa para o corpo, para o coração e para o espírito !

(6)
BIENTÔT DISPONIBLE
Bastões de Marcha Nórdica Propulse Walk 900 Amarelo/Preto
VOLTAR PARA O TOPO