Programa anti-stresse: 30 minutos de marcha num parque

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Fazer marcha num parque, em contacto com a natureza, reduz consideravelmente o stresse e permite sentir-se melhor. Necessita de energia? Pense nos 5 pontos seguintes se acrescentar a marcha à sua rotina diária para se sentir bem!

Fazer marcha em contacto com a natureza é um excelente remédio para combater naturalmente o stresse. Fazer marcha num parque com a maior frequência possível permite também sentir-se mais feliz e trabalha a memória. A partir de 30 minutos, a marcha em plena natureza, rodeado de árvores ou à volta de um lago, revela-se benéfica contra o stresse e a ansiedade.

1 – Como encontrar um parque no seu itinerário?

Com mapas online ou o smartphone, pode facilmente identificar antes de partir qual o espaço verde mais próximo. Se o espaço verde no seu caminho for demasiado pequeno para aí fazer toda a sessão, inclua-o ainda assim no itinerário: pode aproveitar para fazer uma pausa e recuperar durante alguns minutos.

2 – Durante a marcha, esqueça o telefone

Poderá assim manter-se concentrado na natureza que o rodeia, a fim de tirar o máximo partido dos seus benefícios. Além disso, se não tiver os olhos «pregados» ao ecrã durante a marcha poderá conservar uma postura correta para respirar plena e profundamente. Tudo isto acresce à sensação de bem-estar que irá sentir!

3 – Que ritmo adotar?

O ritmo desta marcha deve ser confortável, para que se sinta bem e possa recuperar. Poderá ir mais depressa ou mais devagar em função do que deseja e das suas capacidades físicas, mas o objetivo é, antes de mais, descontrair em plena natureza, pelo que deve aproveitar estes momentos para se concentrar unicamente nas suas sensações e não no seu desempenho.

4 – Faça pausas se tiver tempo

Se não estiver com pressa quando fizer a sua marcha (normalmente, não é essa a ideia!) e se tiver previsto dedicar algum tempo para se sentir melhor, pode sentar-se durante alguns minutos e observar a natureza à sua volta. Escute os seus sons naturais, como o vento contra as folhas, é calmante. Aproveite também para fazer alguns alongamentos, nomeadamente ao nível dos ombros, das costas e do pescoço, quando sentir os primeiros sinais de stresse,  e para descontrair totalmente!

5 – Como se deve equipar?

Mesmo que o seu objetivo não seja alcançar um grande desempenho, calçado adaptado à marcha desportiva é um elemento essencial do equipamento. Sentir-se bem, na cabeça mas também nos pés!

Escolha roupa em que se sinta à vontade; poderá levar uma mochila para levar os seus pertences se praticar marcha depois do trabalho.

Não se esqueça também de que, para descontrair totalmente, nada é melhor do que uma marcha rodeado de um bom ambiente. Porque não convidar o seu melhor amigo para ir consigo?

 

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