Porque motivo os bastões de marcha nórdica são mais do que um simples acessório ?

(3)

Sem bastões de marcha nórdica, não existe marcha nórdica. Os bastões são o elemento indispensável do seu equipamento de marcha nórdica. Talvez se questione para que servem exatamente? Aqui tem 2 aspetos importantes!

Os bastões de marcha nórdica servem para se muscular de forma eficaz

Já sabe que a marcha nórdica promete diversas vantagens. Geralmente, praticamos este desporto para nos sentirmos mais em forma, para melhorar o nosso bem-estar e melhorar as nossas qualidades físicas.

Neste processo, os bastões de marcha nórdica têm um interesse especial: exercitam de forma mais eficaz os músculos da parte superior do corpo. Ao propulsionar-se para a frente com a ajuda dos bastões de marcha nórdica, está a exigir mais dos músculos dos braços, dos ombros e das costas.

Vantagens bem reais, como testemunha Erik, que entrou para a Newfeel em 2015 :

"A partir do momento em que comecei a praticar marcha nórdica, pude constatar as vantagens deste desporto: já não sinto dores nas costas, fiquei mais descontraído. Os bastões tonificam os músculos, não há dúvida. Permitem também assumir uma postura mais correta e conferem ritmo às minhas sessões" - Erik

Este trabalho de braços, acentuado pela utilização dos bastões, reforça também o balanço natural dos braços e permite melhorar a linha mais rapidamente. Além disso, não esquecer que os bastões de marcha nórdica mobilizam de forma mais alargada o sistema cardio-vascular. 

Os bastões de marcha nórdica servem para se movimentar sem riscos

Os braços e o busto servem para manter o equilíbrio do corpo ao andar. Ao caminhar com os bastões de marcha nórdica, é mais fácil manter a postura. Mas não é apenas isso: esta melhoria do equilíbrio reflete-se nas articulações, sobretudo quando realiza marcha nórdica num terreno acentuado.

"A vantagem dos desportos de marcha é que permitem continuar ativo sem riscos, especialmente ao nível das articulações dos joelhos e das ancas. Para essa parte do corpo, os bastões de marcha nórdica têm ainda a vantagem de protegerem essa zona" - Dr. Patrick Bacquaert, IRBMS.

  • IMPORTANTE: Se vai iniciar-se, comece lentamente e aprenda a utilizar corretamente os bastões de marcha nórdica.

Desta forma, utilizar os bastões de marcha nórdica, é preservar as suas articulações e tonificar melhor o corpo, desde que os bastões estejam perfeitamente adaptados à sua altura!

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Vote
Todas as vantagens

Já ouviu falar de marcha nórdica e deseja saber mais acerca deste desporto em total expansão? Virgile Van-Rampelbergh, coach de marcha nórdica para a Federação Francesa de Atletismo, diz-lhe tudo sobre este desporto completo e dinâmico, cheio de benefícios para o corpo e o espírito!

(16)
Técnicas e dicas
excuses_marcheur_motivation_marche_rapide_newfeel

A marcha é um excelente desporto para estar bem física e mentalmente.Se usa sempre uma boa desculpa para adiar a sua sessão de marcha desportiva para o dia seguinte, está no sítio certo.Eis as 8 desculpas habituais para não ir marchar e tudo o que deve saber para ultrapassá-las com uma atitude positiva!

(1)
VOLTAR PARA O TOPO