Porquê incentivar a sua criança a caminhar?

A marcha é um verdadeiro contributo para melhorar a saúde dos adultos... E das crianças também! Fazer com que as crianças se desloquem a pé desde muito cedo é garantir o seu crescimento harmonioso e iniciá-las nos prazeres da prática regular de uma atividade física.

Entre prevenção dos riscos obesidade e cumplicidade num momento partilhado, a marcha revela-se benéfica para toda a família!

A importância de privilegiar a atividade física na criança

Os comportamentos das crianças evoluíram significativamente ao longo dos últimos anos. Atualmente, os jovens passam mais tempo à frente de ecrãs (televisão, jogos de vídeo, tablet) do que a praticar atividades físicas regulares. Deslocam-se muito menos a pé, optando pelos transportes públicos o pelo automóvel.

Ao nível do corpo, esta redução de atividade traduz-se num aumento progressivo da massa gorda em detrimento da massa muscular. Pouco a pouco, a criança sente mais rapidamente o cansaço e vai perdendo o prazer pela prática de desporto.

Quando a sedentarização se instala, o risco de excesso de peso aumenta e pode estar na origem de problemas de articulações ou até mesmo complicações respiratórias.

Adotar um estilo de vida saudável e dinâmico logo na infância é atualmente a melhor forma de prevenção. A palavra de ordem dos pais deve ser: «Mexer-se, todos os dias!».

Podemo-nos mexer praticando jogos, uma atividade desportiva ou simplesmente caminhar!

Os benefícios da marcha para a saúde da sua criança

Praticada 30 minutos por dia, a marcha proporciona múltiplos benefícios à criança.

  1. A marcha torna mais calmo
    As crianças que vão a pé para a escola ficam mais concentradas que os seus colegas que vão de carro. O regresso a casa a pé permite também libertar o excesso de energia acumulada após um dia de aulas em posição sentada!
  2. A marcha desenvolve a autonomia
    Durante o trajeto a pé, peça ao seu filho para escolher uma direção. Poderá decidir ir por um atalho, prolongar o passeio ou parar num parque para lanchar. A tomada de responsabilidade contribui para o crescimento da criança e ajuda-a a manter-se vigilante sobre o meio envolvente.
  3. A marcha melhora o estado de humor
    Caminhar ao ar livre é ideal para absorver ar fresco e luz natural. Praticada regular e intencionalmente, a marcha permite também desenvolver uma imagem mais positiva do próprio corpo.
  4. A marcha tonifica todo o corpo
    Praticada de forma continuada, a marcha contribui para desenvolver as capacidades cardiorrespiratórias. Ajuda a sua criança a manter o seu peso de forma e fortalece os músculos das pernas e dos pés, assim como dos braços quando o seu jovem praticante de marcha acelera o passo!

Não hesite a equipá-lo com um bom calçado de marcha desportiva!

Caminhar com a sua criança: um verdadeiro momento de partilha

As sessões de marcha ao lado do seu jovem desportista proporcionar-lhe-ão um intervalo no seu dia-a-dia. Atuarão como uma válvula de descompressão útil para libertar o stress e estar mais próximo dos seus.

Durante este momento privilegiado com o seu filho, aproveite para o ouvir no quadro de uma relação de maior cumplicidade.

Aproveite também a ocasião para lhe incutir o gosto pela atividade física: um elemento precioso para um crescimento saudável!

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Vote
Benefícios da marcha

Se é adepto de marcha desportiva, conhece certamente todos os fatores que envolvem esta atividade em termos de saúde e bem-estar. Os benefícios da marcha aplicam-se a todas as idades e, nomeadamente, às crianças, um grupo particularmente sensível ao risco de excesso de peso relacionado com o sedentarismo.

(1)
Calçado

Do nascimento à idade adulta, o caminho é longo até que o pé da criança se desenvolva completamente. A estrutura e as necessidades dos seus pés evoluem à medida que vão crescendo, logo que a criança começa a caminhar. Para garantir o melhor desenvolvimento do pé da criança, dos 0 aos 15 anos, contamos-lhe tudo!

(1)
Benefícios da marcha

Independentemente da sua idade ou forma física, o Dr. Patrick Bacquaert, médico que chefia o IRBMS (Instituto de Investigação sobre Bem-estar, Medicina e Desporto saudável) recomenda a marcha desportiva para uma vida mais saudável. Descubra as razões neste vídeo!

VOLTAR PARA O TOPO