Porquê adotar a marcha ativa?

(9)

Caminhar é o movimento mais simples e natural que podemos realizar. Está decidido a aproveitar este movimento simples para transformar as suas caminhadas e melhorar a sua forma? Veja como utilizar de forma consciente cada um dos seus passos e praticar desporto com a marcha ativa!

O que é uma passada ativa?

Adotar uma passada ativa é a forma mais eficaz de aproveitar todas as vantagens da marcha: para adelgaçar e descontrair. Achava que a única forma de alterar os seus hábitos e de ficar em forma era iniciar um programa de desporto intensivo? Praticado a um ritmo ligeiramente mais rápido do que a sua velocidade natural, a cerca de 5 km/h, a marcha ativa é o desporto mais simples de praticar... desde que aprenda algumas técnicas!

Tonifique a sua marcha: articule os seus pés

Para queimar calorias e descontrair com a marcha ativa, é preciso aprender a caminhar melhor. Cada dia vai transformar-se num verdadeiro momento desportivo!

Muitas vezes, as pessoas que caminham mal criaram o mau hábito de apoiar o pé diretamente no solo. Composto por 26 ossos, 16 articulações e 107 ligamentos, o pé é capaz de efetuar um movimento extremamente fluido: o desenvolvimento da passada.

Para melhorar a sua marcha, a articulação do pé segue 3 fases: ao colocar o calcanhar no solo, pense em articular completamente o seu pé até o impulsionar para a frente graças aos dedos dos pés. Rapidamente, vai ganhar flexibilidade e marchar melhor: vai tornar-se um marchante ativo!

Não tenha vergonha de utilizar os braços para tonificar o corpo

Para caminhar bem, é preciso utilizar também os braços. Não tenha vergonha de balançar naturalmente os seus braços, para a frente e para trás, enquanto marcha de forma ativa.

De forma descontraída, com os ombros relaxados, é com este balançar que ganha equilíbrio e exercita, em particular, os músculos da parte superior do tronco e, mais exactamente, os músculos abdominais oblíquos, na parte lateral do seu corpo. Após várias sessões, vai sentir-se lindamente e notar o seu corpo mais tonificado!

Além disso, orgulhe-se de si e ande direito: rapidamente vai perceber que a marcha ativa coloca todo o corpo em movimento e desenvolve a sua resistência, dos ombros aos dedos dos pés.

  • IMPORTANTE: ao início não tenha pressa em assimilar corretamente o movimento do pé e coloque os seus objetivos de lado para desfrutar do exercício sem ficar desmotivado. Com um pouco de paciência, não vai tardar a reparar em todos os benefícios deste desporto de resistência para o seu corpo, sem o traumatizar! 

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Vote
Técnicas e dicas

A marcha é um desporto completo, simples e eficaz, mas o pé que é indispensável para andar, acaba por ser complexo. Compostos por 26 ossos, inúmeras articulações e vários ligamentos, é graças aos pés que o seu corpo se coloca em marcha.

(4)
Calçado
newfeel_chaussures_marche_sportive

A marcha desportiva é um desporto simples, eficaz e que não exige muito equipamento: apenas é essencial um bom calçado para tirar o máximo partido das suas capacidades e tomar gosto pela marcha. Siga o nosso guia para escolher o calçado adequado de marcha desportiva.

(6)
VOLTAR PARA O TOPO