Por que razão um desporto de endurance é melhor para a saúde?

Está clinicamente comprovado que para manter-se saudável é indispensável praticar uma atividade física regular. É o chamado "desporto saudável". Sente dificuldade em escolher um entre tantos desportos? Charles Aisenberg, especialista de medicina desportiva membro da INSEP, aconselha a marcha rápida para cuidar da saúde.

BENEFÍCIOS DE UMA ATIVIDADE DESPORTIVA DE ENDURANCE PARA A SAÚDE

São amplamente conhecidos: praticar uma atividade desportiva como a marcha rápida permite-lhe perder peso facilmente e reduzir a silhueta, mas também eliminar o stress e a ansiedade. É igualmente uma excelente forma de cuidar da saúde e de manter a forma.

- Isso é benéfico para o coração e previne a hipertensão arterial e a obesidade, fatores que favorecem as doenças cardiovasculares. 

- Desta forma, reforçará as suas defesas imunitárias e terá menos doenças.

- É excelente para os ossos. A prática de uma atividade desportiva ajuda a combater a osteoporose.

A marcha desportiva é o desporto de endurance por excelência, sendo ideal para tirar o máximo partido dos benefícios para a saúde.

 
 

PORQUÊ ESCOLHER UM ESFORÇO DE ENDURANCE EM VEZ DE RESISTÊNCIA?

Para cuidar da saúde, é fundamental realizar uma atividade física de endurance, em vez de resistência.

- Nos treinos de resistência, assim como durante 45 minutos de marcha rápida, aumenta a inspiração regular de oxigénio. Trata-se de um exercício "aeróbico" que exercita o coração, "desbloqueia" as artérias e utiliza as gorduras para alimentar os músculos e manter o esforço.

- Num treino de resistência, em que a distância percorrida é de 400 m, o esforço é mais violento e realizado praticamente em apneia, impedindo a inspiração de oxigénio típica da marcha rápida.

Inversamente, em endurance será necessário privilegiar o exercício regular para retirar todos os benefícios para a saúde. Mantenha-se motivado!

 

COMO SE DEFINE UMA ATIVIDADE FÍSICA?

Distinguimos entre atividades físicas de endurance e de resistência em função do esforço cardíaco aplicado e da duração do esforço. Na endurance, o esforço cardíaco é mantido de forma prolongada graças à respiração, enquanto na resistência o esforço é mais violento e mais curto.

Para saber se está no modo de endurance ou de resistência, deverá controlar o seu ritmo cardíaco e, em particular, a percentagem de frequência cardíaca máxima (FCM) durante o esforço. 

- O treino de endurance situa-se entre 60 a 75% da FCM

- O treino de resistência situa-se entre 75 e 95% da FCM

Para cuidar da sua saúde, a marcha desportiva é não só a melhor escolha como também um excelente investimento !

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Benefícios da marcha

A marcha desportiva é uma atividade física simples, fácil de iniciar e que todos podem praticar. No entanto, os benefícios deste desporto são inúmeros e contribuem para melhorar o seu bem-estar físico e mental.

Benefícios da marcha

Por que razão se diz que a marcha desportiva é um desporto completo? A marcha desportiva, seja a ativa ou a rápida, não faz apenas trabalhar os músculos inferiores. Para além de exercitar as coxas e os músculos dos glúteos, a marcha desportiva exercita também a zona superior do corpo, nomeadamente os braços e os abdominais.

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Benefícios da marcha

Médicos e especialistas em saúde estão em sintonia e dizem que a marcha rápida é uma excelente escolha para perder peso: permite que os músculos queimem calorias, consumindo as suas reservas de gordura. No entanto, sabe quanto tempo é preciso marchar para perder peso duradouramente?

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