Os 3 fatores que contribuem para a perda de peso na marcha desportiva

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Como atividade desportiva que privilegia a perda de peso, a marcha desportiva, rápida ou nórdica é muitas vezes praticada para melhorar a boa forma. Na realidade, este desporto, de resistência permite recuperar e manter o peso ideal de um modo suave. Mas nem todos perdem peso da mesma maneira, e menos ainda com a mesma velocidade! Estes 3 fatores influenciam o número de calorias perdidas em cada uma das suas sessões de marcha desportiva.

1 - A duração das suas sessões: quanto mais praticarmos, mais calorias queimamos!

Quanto maior esforço for aplicado, maior será a quantidade de energia proveniente das gorduras utilizada pelos seus músculos para trabalharem e para o fazerem avançar. A marcha é um desporto de resistência para o qual é mais importante manter o esforço do que atingir maior velocidade, sobretudo se o que pretende é a perda de peso.

Durante um esforço físico, o organismo necessita de 2 fontes de energia: açúcar (glúcidos) e gorduras (lípidos). No início da sua sessão, o corpo vai buscar reservas aos açúcares para alimentar os seus músculos e, em seguida, vai às gorduras que são a nossa maior fonte de energia.

Para emagrecer de uma forma eficaz com a marcha desportiva, as suas sessões devem ultrapassar os 30 minutos, uma vez que é a partir deste momento que os músculos procuram nas gorduras as suas reservas.

2 - A sua velocidade de marcha: quando a técnica permite queimar calorias!

À medida que a marcha se tornar mais rápida, mais os músculos utilizados na marcha desportiva irão precisar de energia. Para saber quantas calorias se perdem numa prática de 1h em marcha, tudo dependerá da sua velocidade:

  • A 5km/h, 240 calorias perdidas
  • A 6km/h, 300 calorias perdidas
  • A 7,5km/h, 380 calorias perdidas

(Atenção: estes dados são facultados a título indicativo e podem variar de pessoa para pessoa)

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Para praticar marcha de forma mais rápida, é necessário dominar bem todas as técnicas da marcha desportiva: a correta colocação do pé e o correto movimento dos braços. Com estas técnicas vai exercitar mais todos os músculos do seu corpo, dos pés à cabeça!

3 - As suas necessidades básicas de energia!

É aquilo a que chamamos o "metabolismo de base". Em função do peso, da idade ou da altura, o corpo humano tem necessidades diferentes para assegurar as funções vitais consumindo assim mais, ou menos, energia.

« Um ou dois quilos a mais não implicar adotar um regime demasiado severo. Um bom equilíbrio entre uma alimentação saudável e sessões regulares de marcha desportiva podem ser uma excelente solução. " -Dr. Bacquaert, IRBMS.

A marcha desportiva, uma vez que solicita o conjunto dos músculos, tem um impacto positivo na sua massa muscular: desenvolve os seus músculos e estes, como gostam de energia, irão queimar mais calorias, mesmo em repouso! Isto quer dizer que aumenta o seu "metabolismo de base".

Assim, a duração das suas sessões de marcha rápida, a sua velocidade de marcha e o aumento das necessidades básicas do seu corpo, vão permitir, graças à marcha desportiva, a perda de peso de forma eficaz e duradoura. Ponha o seu corpo em ação para recuperar a boa forma!

 

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