O que é a marcha desportiva?

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A marcha desportiva: um desporto de resistência em que todos ficam satisfeitos!

A marcha desportiva, também denominada de marcha rápida ou marcha ativa, é um desporto que se pratica a um ritmo mais intenso que a marcha que praticamos quando andamos diariamente. Faz assim trabalhar o fôlego, a resistência e quase todos os músculos do corpo. Ao contrário da marcha diária, que se pratica frequentemente de forma inconsciente, a marcha desportiva pratica-se de forma voluntária e a um ritmo acelerado. 

Ao contrário da caminhada, este desporto pratica-se num terreno sem desníveis e prioritariamente em universo urbano: parques, barragens, estádios ou até passadeiras. A marcha desportiva realiza-se a uma velocidade variável, consoante os objetivos de cada pessoa. A velocidade de marcha pode variar entre 5 e 10 km por hora. Os praticantes de marcha desportiva realizam sessões de 30 minutos a várias horas, dependendo a frequência dos objetivos, embora possa atingir várias sessões por semana. Descubra a marcha rápida em vídeo:

Porquê praticar a marcha desportiva?

2 objetivos principais para os praticantes de marcha :
- sentir-se bem, manter a forma.
- melhorar a performance.

O primeiro objetivo ajuda os praticantes a praticar ao ar livre e cuidar do corpo e da saúde. Se pretende atingir este objetivo, poderá por exemplo realizar um passeio longo a velocidade moderada, à noite ou num domingo, para oxigenar-se e manter a forma. O segundo objetivo requer uma prática mais sustentada, dado que irá marchar regularmente e a um ritmo elevado para queimar as calorias, fortalecer os músculos e sentir orgulho em superar os objetivos!

As vantagens da marcha desportiva ?

Uma das principais vantagens da marcha desportiva é que pode ser praticada praticamente em todo o lado, com qualquer tempo e requer pouco investimento em material: basta calçado adaptado e está pronto!

 

No que diz respeito ao corpo e à saúde, a marcha desportiva é uma atividade física benéfica, porque trabalha diversos músculos do seu corpo. Tem todas as vantagens de outros desportos, como a corrida ou a bicicleta: prevenção da diabetes e das doenças cardíacas, consumo de energia, etc. Menos inconvenientes e todas as vantagens da marcha, suave e acessível, mas não só: é efetivamente um dos desportos menos traumatizantes para o corpo e as articulações e o risco de lesões é reduzido. 

Com cerca de 300 calorias queimadas para uma marcha de uma hora com uma média de 6,5 km/hora, a marcha permite-lhe fazer a sua manutenção e pode gastar ainda mais calorias em função do seu ritmo: 380 calorias/hora acima de 8 km/hora*! Para ter uma ideia do que isto representa, isto equivale ao número de calorias queimadas numa corrida com o mesmo ritmo ou a 1 hora de dança rápida ou de aeróbica no ginásio!  Descobrir 5 motivos válidos para praticar marcha desportiva.

Equipar-se bem para a marcha desportiva 

Quando pratica a marcha desportiva, o seu pé passa por 3 fases:

Na marcha desportiva, os movimentos são acentuados. A passada é alongada e o passo é longo e rápido. Quando dá um passo, o ataque necessita de amortecimento para absorver os impactos do solo. Irá observar também um ligeiro movimento de recuo da traseira do pé, devido à velocidade. Em seguida, no desenvolvimento da sua passada está em contacto permanente com o solo, faz uma espécie de diagonal, do calcanhar até à impulsão para o dedo grande. Por isso, precisa de estabilidade em toda a extensão da sola do calçado. As necessidades da marcha desportiva são diferentes de outros desportos.

Para obter mais informações, consulte o artigo As necessidades do meu pé para a marcha são as mesmas que para a corrida?

Para responder a cada uma das necessidades específicas deste desporto, a Newfeel estudou as necessidades dos seus clientes, os praticantes de marcha desportiva, a fim de disponibilizar-lhe um calçado inovador, adequado e técnico, bem como proporcionar-lhe sensações e prazer durante as sessões de marcha desportiva.

 

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Benefícios da marcha
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Quer iniciar-se ou retomar uma atividade desportiva? Existe uma grande variedade de atividades desportivas, mas os praticantes sentem por vezes receio de não terem a condição física necessária, de sofrerem durante o esforço, de perderem o fôlego, de ficarem desmotivados, etc. Por que não experimentar a marcha desportiva? Todos praticamos inconscientemente a marcha pensando saber tudo sobre essa prática quase inata. Mas que tal aumentar a cadência durante um longo período?

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Benefícios da marcha

Deseja perder alguns quilos, mas a agulha da balança não lhe explica como? Charles Aisenberg, especialista de medicina do trabalho associado ao INSEP (Instituto Nacional do Desporto, da Competência e do Desempenho) recomenda a prática de marcha desportiva para sentir-se melhor no seu corpo. Acabaram as dietas selvagens, agora basta marchar para perder peso!

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Blog
Propulse Walk Newfeel

Existem pés de todas as formas e tamanhos, mas é raro encontrar calçado exclusivo para marcha rápida. Os engenheiros e designers da Newfeel trabalharam com cientistas para estudar o movimento dos pés durante a marcha rápida... para trazer até si tudo o que precisa.

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