As necessidades do meu pé para a marcha são as mesmas que para a corrida?

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Já analisámos o amortecimento em artigos anteriores mas talvez pretenda saber se as nossas respostas se aplicam a todos os desportos. A resposta é não, as necessidades não são as mesmas para todas as práticas, uma vez que o movimento do pé não é o mesmo, tanto em termos de amortecimento como de outras características importantes num calçado.

Qual a diferença de movimentos do pé entre a marcha e a corrida ? Tomando como exemplo a corrida, o movimento do pé e o ângulo de ataque são diferentes dos que se verificam na marcha. Além disso, as forças desencadeadas pelos movimentos também não são as mesmas.

CORRIDA: Na corrida, o movimento é saltitante e o corpo eleva-se do solo num determinado momento devido a um ressalto: verifica-se, portanto, um forte ataque ao nível do calcanhar e uma impulsão da parte dianteira do pé. Graças a esse ressalto, a sola deverá amortecer, ou seja, absorver 2 a 3 vezes o peso do corpo em cada passada.

MARCHA: Na marcha diária, tal como na marcha desportiva, um dos pés está em contacto permanente com o solo. Existem por isso menos forças e a sola deverá amortecer 1 a 1,5 vezes o peso do corpo. O processo é fluido e o pé articula-se desde o ataque do calcanhar até à impulsão através do dedo grande do pé.

O impacto dessas diferenças nas suas necessidades em matéria de calçado :

MARCHA :

Para a marcha :

  • menor amortecimento,

  • apoio e estabilidade para manter o pé alinhado no sentido da marcha.

  • flexibilidade para promover uma boa articulação do pé (ataque do calcanhar até à impulsão com os dedos dos pés).

CORRIDA :

Para o running:

  • um amortecimento adaptado ao maior ataque ao nível do calcanhar,

  • apoio para estabilizar o calcanhar no piso

  • dinamismo para relançar o pé

Tem neste momento mais algumas informações para que possa escolher o  seu calçado de marcha !

 

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Técnicas e dicas

Qual a diferença entre um simples praticante de marcha e praticante de marcha de competição ? O movimento do pé, inconsciente no caso do primeiro, é controlado no caso do segundo. Na marcha desportiva, executar corretamente o movimento evita lesões e otimiza o trabalho muscular. Eis como marchar corretamente.

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Propulse Walk Newfeel

Existem pés de todas as formas e tamanhos, mas é raro encontrar calçado exclusivo para marcha rápida. Os engenheiros e designers da Newfeel trabalharam com cientistas para estudar o movimento dos pés durante a marcha rápida... para trazer até si tudo o que precisa.

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