Melhor que uma dieta: a marcha desportiva!

Deseja perder peso para cuidar da saúde ? Praticada regularmente, a marcha desportiva pode ser uma excelente forma a evitar as dietas desmotivantes e exercitar-se. Para o especialista de medicina desportiva Charles Aisenberg, é até melhor para a saúde !

PERDER PESO SIM, MAS SEM STRESS !

Para o especialista de medicina desportiva Charles Aisenberg, "é preferível um ligeiro excesso de peso enquanto se pratica uma atividade física regular, como a marcha rápida, do que ser magro sem praticar qualquer atividade desportiva".

Há muito que se sabe que a obesidade é perigosa para a saúde e aumenta os riscos de doenças cardiovasculares. Nestes últimos anos, surgiram novos dados no campo clínico.

Atualmente, sabemos que independentemente do peso "bruto", é a massa gorda e, especialmente, diâmetro da cintura que constituem verdadeiros fatores de risco, sobre os quais é preferível intervir.

PERDER PESO RIMA COM MARCHA DESPORTIVA

marche_sportive_regime_newfeel

Para muitas pessoas, perder peso resume-se a constatar a redução dos quilos na balança, o que não é benéfico para a saúde. Devíamos atribuir menor importância às dietas e privilegiar a atividade física de endurance: a marcha desportiva.

Numa dieta, perder 3 kg não é necessariamente o mesmo que perder 3 kg de gordura: irá primeiro perder água e tecido muscular, antes de reduzir a gordura.

 

Praticada regularmente, de 2 a 4 vezes por semana, a marcha rápida ou marcha desportiva irá permitir ao corpo eliminar a gordura necessária para oxigenar os músculos durante o esforço.

Isso irá simultaneamente adelgaçar a silhueta e fortalecer a cintura abdominal.

PACIÊNCIA E MOTIVAÇÃO: A COMBINAÇÃO ESSENCIAL

A iniciação à marcha desportiva não acarretará uma perda de peso imediata. Se praticar 2 a 4 vezes por semana, irá numa fase inicial aumentar a massa muscular, graças aos movimentos corretos dos pés e dos braços, os quais exercitarão a maioria dos grupos musculares. Esta massa muscular irá progressivamente substituir a massa gorda utilizada pelos músculos durante o esforço.

Só se a prática da marcha desportiva for regular e sustentada e o excesso de peso for significativo é que a balança indicará progressivamente uma perda de peso.

Por isso, se apenas pretende perder alguns quilos, não se preocupe: os maiores benefícios serão para a sua saúde !
De preferência, mantenha o nível de motivação elevado nas suas próximas sessões de marcha rápida !


 

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Vote
Benefícios da marcha

Médicos e especialistas em saúde estão em sintonia e dizem que a marcha rápida é uma excelente escolha para perder peso: permite que os músculos queimem calorias, consumindo as suas reservas de gordura. No entanto, sabe quanto tempo é preciso marchar para perder peso duradouramente?

(19)
VOLTAR PARA O TOPO