Marcha rápida e corrida: quais as diferenças?

(5)

Escolheu a prática de desporto ao ar livre, para se sentir melhor, perder peso e descontrair. Seja qual for o seu objetivo, a marcha rápida e a corrida são dois desportos de resistência recomendados para cuidar de si. Mas, porque é que a marcha é tão diferente e necessita de calçado adequado?

Um passo na marcha rápida, uma passada na corrida

Na marcha rápida, o movimento do pé é designado por passo, enquanto que os praticantes de corrida falam geralmente em passada.Estes 2 movimentos dão-se entre o momento em que se põe o pé no chão pela primeira vez, até ao momento em que se volta a pôr o pé no chão pela 2ª. vez.

Na marcha, o contacto com o chão é permanente, enquanto que o praticante de corrida desloca-se com saltos.Enquanto o praticante de corrida ganha impulso no ar para avançar, o praticante de marcha põe o calcanhar no chão. A partir desse momento, o pé desenrola-se completamente até impulsionar o praticante de marcha, graças aos dedos do pé, enquanto que o outro pé volta a tocar no chão com o calcanhar.

É aquilo que o praticante de marcha rápida chama de fase de apoio duplo, como poderá ver no seguinte esquema:

 

Como efetuar um movimento correto do pé na marcha rápida.

Com este apoio duplo mantém a estabilidade na marcha e limita bastante os riscos de entorses.

Os seus pés têm necessidades diferentes se for praticante de marcha?

A resposta é sim!Como um dos pés está em contacto constante com o chão, na marcha rápida, as forças exercidas sobre as suas articulações são muito menores do que na corrida.

Na marcha rápida, as articulações das ancas, dos joelhos e dos tornozelos são menos expostas ao esforço. É por isso que o tipo de amortecimento que vai encontrar num calçado próprio para a marcha rápida é menos significativo do que o de um calçado de corrida.

Um calçado de marcha rápida deve, antes de mais, conferir uma flexibilidade máxima para garantir o melhor  desenrolar do pé possível.

  • É PRECISO SABER: Como escolher entre marcha e corrida?Tudo depende da sua vontade, mas se sentir alguma fragilidade ao nível das articulações ou não praticar desporto há algum tempo, dê preferência à marcha.Tal como a corrida, é um desporto de resistência ideal para fortalecer o seu coração e desenvolver as suas capacidades respiratórias, permitindo-lhe perder peso de forma duradoura.

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Vote
Calçado
newfeel_chaussures_marche_sportive

A marcha desportiva é um desporto simples, eficaz e que não exige muito equipamento: apenas é essencial um bom calçado para tirar o máximo partido das suas capacidades e tomar gosto pela marcha. Siga o nosso guia para escolher o calçado adequado de marcha desportiva.

(6)
Técnicas e dicas

A marcha é um desporto completo, simples e eficaz, mas o pé que é indispensável para andar, acaba por ser complexo. Compostos por 26 ossos, inúmeras articulações e vários ligamentos, é graças aos pés que o seu corpo se coloca em marcha.

(4)
Benefícios da marcha

Por que razão se diz que a marcha desportiva é um desporto completo? A marcha desportiva, seja a ativa ou a rápida, não faz apenas trabalhar os músculos inferiores. Para além de exercitar as coxas e os músculos dos glúteos, a marcha desportiva exercita também a zona superior do corpo, nomeadamente os braços e os abdominais.

(1)
Benefícios da marcha

Médicos e especialistas em saúde estão em sintonia e dizem que a marcha rápida é uma excelente escolha para perder peso: permite que os músculos queimem calorias, consumindo as suas reservas de gordura. No entanto, sabe quanto tempo é preciso marchar para perder peso duradouramente?

(19)
VOLTAR PARA O TOPO