Marcha desportiva : quanto tempo até perder peso ?

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Médicos e especialistas em saúde estão em sintonia e dizem que a marcha rápida é uma excelente escolha para perder peso: permite que os músculos queimem calorias, consumindo as suas reservas de gordura. No entanto, sabe quanto tempo é preciso marchar para perder peso duradouramente? 

COMO PERDER PESO COM A MARCHA DEPORTIVA ?

Para começar a perder peso, é preciso alcançar a «zona de endurance», entre 60 e 70% da sua Frequência Cardíaca Máxima. É neste momento que a maioria das calorias queimadas provêm das gorduras, para alimentar os músculos, que necessitam de energia.

Para alcançar esta zona e queimar calorias, é necessário marchar a um ritmo desportivo, entre 5 e 8km/h.

Sinais da « Zona de endurance »

  • A sua respiraçao é mais pesada

  • Transpira ligeiramente 

  • Ressente-se do esforço do seu corpo

  • Continua a conseguir manter uma conversa sem perder o fôlego

Se perder o fôlego, está a ir demasiado depressa! Abrande para recuperar o ritmo mais adequado.

QUANTO TEMPO TEM DE MARCHAR PARA PERDER PESO DURADOURAMENTE ?

Para queimar calorias das gorduras, é necessário manter este ritmo durante 30 a 50 minutos, no mínimo, depois de aquecer com uma marcha à sua velocidade natural durante 10 minutos.

Em geral, estima-se que uma pessoa de estatura média com cerca de 70 kg queimará pelo menos 300 calorias após 1 hora de marcha desportiva a 6 km/h.

Desenvolve assim os músculos, nomeadamente ao nível das coxas e das nádegas, onde serão consumidas mais calorias, mesmo em repouso. 

PARA EMAGRECER, É PRECISO PERDER GORDURA, NÃO MÚSCULOS !

O mais importante para perder peso com 1h de marcha desportiva é treinar regularmente, sem perder músculo, que é o que aconteceria se fizesse uma dieta. Os músculos queimam calorias naturalmente. Quanto mais se desenvolvem graças aos seus esforços em endurance, mais calorias consomem. É o círculo vicioso da marcha desportiva, desde que se mantenha motivado!

Atenção: os músculos têm um determinado peso e, ao desenvolvê-los, a perda de gordura não será necessariamente visível na balança. É por isso que deverá preferencialmente concentrar-se na evolução do perímetro da cintura, que poderá registar no seu diário de treino, e não tanto no peso, conforme recomenda o especialista em medicina desportiva Charles Aisenberg.

 

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Benefícios da marcha

Por que razão se diz que a marcha desportiva é um desporto completo? A marcha desportiva, seja a ativa ou a rápida, não faz apenas trabalhar os músculos inferiores. Para além de exercitar as coxas e os músculos dos glúteos, a marcha desportiva exercita também a zona superior do corpo, nomeadamente os braços e os abdominais.

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Cada mudança de estação tem consequências sobre o seu organismo. Com a chegada do outono, já pensou na marcha rápida ou nórdica para reforçar o seu sistema imunitário e proteger-se das doenças do inverno que prejudicam o seu dia a dia? A marcha previne constipações!

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Calçado
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A marcha desportiva é um desporto simples, eficaz e que não exige muito equipamento: apenas é essencial um bom calçado para tirar o máximo partido das suas capacidades e tomar gosto pela marcha. Siga o nosso guia para escolher o calçado adequado de marcha desportiva.

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