Marcha desportiva: o desporto anti-stress por excelência

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O desporto e a marcha desportiva são duas formas reconhecidas de melhor gerir o stress diário. Para seu bem-estar, nada como a prática regular de uma atividade ligeira, como a marcha rápida . É o desporto ideal para o seu bem-estar psicológico. Relação entre desporto e stress ?

MARCHA: UM DESPORTO PERFEITO PARA GERIR O STRESS

O stress manifesta-se sempre que se depara com um problema, tanto profissional como na vida privada. Há muito que se conhecem os benefícios do desporto para uma melhor compreensão destas situações. 

Pauline, responsável pela comunicação digital aproveita o mais possível a sua pausa para almoço para a prática de marcha desportiva: "Quando marcho durante a hora de almoço, sinto verdadeiros momentos de relaxamento e beneficio de uma excelente oportunidade para desligar o meu cérebro do trabalho. Aproveito para arejar, recarregar as minhas "baterias" e erradicar o stress para o resto do dia!".

Emmanuel Lassalle, praticante de marcha de grande fundo e adepto das marchas em solitário reconhece os benefícios da marcha na sua vida quotidiana:

"este desporto ajuda a arejar o corpo e a mente. Enquanto marcho penso em inúmeras coisas e chego a resolver determinados problemas da vida quotidiana. Aprecio os longos passeios, que considero um verdadeiro encontro comigo mesmo. Por vezes, nem sequer me apercebo de que estou a praticar um desporto!"

EM QUE MEDIDA O DESPORTO COMBATE O STRESS?

Durante uma sessão de marcha rápida, o corpo produz até 5 vezes mais endorfina do que em repouso.

A endorfina, apelidada a "hormona da felicidade", constitui uma fonte de bem-estar psicológico. Esta substância permite desenvolver pensamentos positivos e evitar as depressões associadas ao stress. 

Além disso, durante a prática de uma atividade física suave e moderada, como a marcha desportiva, o sangue encontra-se melhor oxigenado. É desse fenómeno que provém o sentimento de serenidade e de calma que se manifesta durante e após as sessões de marcha rápida.

Para aproveitar em pleno destes benefícios para o combate à ansiedade, o esforço deve ser mantido durante pelo menos 30 minutos na área da endurance. Trata-se precisamente da área na qual também se queimam mais calorias!

OS NOSSOS CONSELHOS PARA MARCHAR SEM STRESS

1 – Os seus movimentos devem ser descontraídos

Os primeiros sinais de stress manifestam-se geralmente ao nível dos ombros e das costas. Para erradicar eficazmente estas tensões, é necessário realizar movimentos amplos e descontraídos, particularmente ao nível dos braços

2 – Sorria!

Ao descontrair os músculos faciais e esforçar-se por sorrir, sentirá maior prazer marchar e tornará a sua sessão mais agradável. Sorrir liberta-a das emoções negativas.

3 – Encontre-se consigo mesma!

Durante a sua sessão de marcha desportiva, deverá ser sempre capaz de manter uma conversa. Também a pode praticar sozinha, para se abstrair mais facilmente. Prefira os percursos afastados do tráfego e da poluição. 

De entre todos os benefícios da marcha desportiva, os que atuam sobre a psicologia e permitem gerir eficazmente os períodos de stress a longo prazo têm uma importância inegável. Não se esqueça de que, para recomeçar com o pé direito, é preferível praticar regularmente (2 a 3 vezes por semana) em vez de exagerar no fim de semana!

 
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Benefícios da marcha

A marcha desportiva é uma atividade física simples, fácil de iniciar e que todos podem praticar. No entanto, os benefícios deste desporto são inúmeros e contribuem para melhorar o seu bem-estar físico e mental.

Benefícios da marcha
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Está a questionar-se se a marcha desportiva se pratica melhor ao ar livre ou num ginásio ? Praticar desporto ao ar livre, em parques ou junto à água, acentua no nosso estado de espírito todos os efeitos de uma atividade física: respiramos, aproveitamos a natureza e, sobretudo, cuidamos de nós mesmos. A chegada do bom tempo é o momento ideal para tirar pleno partido disso. A marcha rápida é melhor quando praticada ao ar livre !

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