A marcha desportiva constitui uma terapia para melhorar a capacidade cardíaca

Charles Aisenberg é especialista de medicina desportiva no INSEP (Instituto Nacional do Desporto, da Competência e da Performance. Para ele, a marcha desportiva tem múltiplos benefícios, nomeadamente para o sistema cardiovascular. Por isso, para cuidar da sua saúde, não hesite: a marcha rápida é benéfica para o coração e para a saúde!

Todos já ouvimos falar das doenças cardiovasculares, relativas ao coração e às artérias. A marcha desportiva, enquanto atividade física suave e de endurance permite-lhe melhorar o funcionamento do sistema cardiovascular. 

O exercício do músculo cardíaco através da prática regular de marcha desportiva garante uma resposta muito eficaz aos problemas cardiovasculares. Ao exercitá-lo através da prática da marcha, irá fortalecê-lo. A marcha rápida permite um maior controlo da tensão arterial e prevenir ou controlar eficazmente a diabetes, com o objetivo de combater os fatores de risco e aumentar a esperança de vida!

1 - Controlar a tensão arterial

A prática de uma atividade desportiva regular é benéfica para a saúde. Esta prática permite baixar a tensão arterial em 10 mm. Esta tensão, normalmente elevada devido à nossa vida stressante, contribui para a ocorrência de acidentes vasculares cerebrais.

2 - Controlar a diabetes

A atividade física permite combater a diabetes tipo II. Nas pessoas com pré-diabetes, permite evitá-la em quase 60% dos casos. Quando a diabetes já está instalada, a marcha desportiva permitirá aliviar a medicação e o controlo da diabetes, retardando as complicações. 

3 - Melhoria do perfil lipídico

A marcha também permite reduzir o mau colesterol, aumentando em contrapartida o bom colesterol! Em linguagem mais técnica, podemos dizer que contribui para a melhoria do perfil lipídico do soro. 

4 - Combater a obesidade

Acompanhada de uma dieta, uma atividade física moderada, como a marcha, desportiva, contribui para o controlo do excesso de peso. A marcha rápida é por isso recomendada para quem deseja perder peso. Esta prática permite aumentar a presença de massa corporal magra e melhora a sua silhueta ao reduzir a gordura abdominal.

No caso de pessoas com doenças coronárias ou arteriais, uma atividade física como a marcha desportiva permite reduzir a mortalidade em até 35%! 

Como escutar o coração para uma prática correta da marcha desportiva e um fortalecimento das capacidades cardíacas?

O coração é um verdadeiro instrumento de medida da sua condição física! Se a frequência cardíaca for demasiado elevada, perderá o fôlego e irá cansar-se rapidamente durante o esforço. Ao associar treinos regulares com uma boa dose de esforço, desfrutará de todos os benefícios da marcha desportiva para a sua saúde.

Recomendamos a prática deste desporto durante pelo menos 20 minutos, 3 dias por semana a uma frequência cardíaca entre 50 e 75% da sua FCM (Frequência Cardíaca Máxima). 

Para calcular a sua frequência cardíaca máxima peça ao seu médico para realizar um teste de esforço. Também poderá calcular este valor da seguinte forma:

Para os homens: 220 – a idade.
Para as mulheres: 226 – a idade.

Ao longo dos seus treinos, a frequência cardíaca em repouso irá diminuir progressivamente e irá verificar que aumenta mais lentamente e até um limite mais baixo durante o esforço. Através da prática, poderá então aplicar um esforço cada vez mais intenso, dado que o coração será cada vez mais eficiente. 

Ao fortalecer o coração, a marcha desportiva permitirá melhorar a qualidade de vida e evitar o risco de acidentes cardíacos. 

 

IMPORTANTE 

As doenças cardiovasculares são a principal causa de mortalidade em França.
Todos os anos, 180.000 óbitos são causados por este tipo de doenças.
Representam a terceira causa principal de mortes prematuras antes dos 65 anos de idade, a seguir ao cancro e às mortes acidentais.

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Benefícios da marcha

Médicos e especialistas em saúde estão em sintonia e dizem que a marcha rápida é uma excelente escolha para perder peso: permite que os músculos queimem calorias, consumindo as suas reservas de gordura. No entanto, sabe quanto tempo é preciso marchar para perder peso duradouramente?

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