Marcha desportiva: como equipar-se para o calor?

Para que as sessões de marcha desportiva no verão sejam momentos de prazer, é necessário adaptar o equipamento usado ao acréscimo de calor. Opte por calçado e vestuário desportivo arejados ! 

USE CALÇADO ADEQUADO QUE PERMITA AOS PÉS RESPIRAR

Para praticar a marcha desportiva no verão, mesmo durante as férias, escolha um calçado que respeite a articulação do pé, mesmo com temperaturas mais elevadas. Será portanto inútil usar o seu calçado de desporto mais leve se o mesmo não for concebido para a marcha rápida !

Com o calor, a transpiração dos pés será maior do que o habitual, por isso é necessário eliminar o máximo de transpiração. Isso tornará as suas sessões de marcha rápida mais agradáveis, portanto cuide dos seus pés !

AS MEIAS SÃO INDISPENSÁVEIS !

Com o calor, poderá ter vontade de tirar as meias para praticar desporto descalço ? Esta não será necessariamente uma boa solução para os pés.

As meias de algodão absorvem a transpiração e alguns tipos, como as meias de poliamida, que é uma malha arejada, foram concebidos para eliminar a transpiração.

Já percebeu: as meias permitem manter os pés secos, mas também evitar as fricções. Seguramente não desejará realizar o seu próximo treino de marcha rápida com bolhas nos pés !

  • O truque antifricção : se as meias tiverem costuras interiores que possam causar fricções, vire-as do avesso. Também existem cremes especialmente concebidos para evitar as fricções.

ESCOLHA UM CALÇADO LEVE E DE COR CLARA

As cores absorvem o calor, por isso evite-as! No verão, a temperatura do corpo aumenta durante o esforço e, para regulá-la, é necessário que o vestuário seja o mais leve possível. 

O ideal ? Uma t-shirt de treino respirável para eliminar a transpiração e para uma maior liberdade de movimentos. Com a transpiração, executar corretamente os movimentos dos braços pode tornar-se doloroso devido a fricção entre os braços e o corpo.

Naturalmente, deixe as calças justas no armário e use calções ou calções justos! A parte inferior do vestuário não deve ser demasiada larga para, mais uma vez, evitar as fricções dolorosas !

O truque que permite manter o corpo seco : humedeça a parte superior do equipamento antes de iniciar a marcha para manter o corpo à temperatura ambiente natural.

NÃO SE ESQUEÇA DOS PRINCÍPIOS BÁSICOS PARA PROTEGER-SE DO SOL

Nem sempre é possível marchar à sombra, por isso tente evitar a exposição ao sol e prevenir as insolações usando um boné, óculos de sol e aplicando creme solar nas partes mais expostas do corpo (rosto, pescoço, braços e pernas).

Dispõe agora de todos os elementos necessários para praticar marcha neste verão, sobretudo quando já preparou cuidadosamente a sua próxima sessão de marcha rápida ao sol !

 

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Vote
Benefícios da marcha
sport_exterieur_dehors_marche_newfeel

Está a questionar-se se a marcha desportiva se pratica melhor ao ar livre ou num ginásio ? Praticar desporto ao ar livre, em parques ou junto à água, acentua no nosso estado de espírito todos os efeitos de uma atividade física: respiramos, aproveitamos a natureza e, sobretudo, cuidamos de nós mesmos. A chegada do bom tempo é o momento ideal para tirar pleno partido disso. A marcha rápida é melhor quando praticada ao ar livre !

(1)
Benefícios da marcha
marche_sportive_regime_newfeel

Deseja perder peso para cuidar da saúde ? Praticada regularmente, a marcha desportiva pode ser uma excelente forma a evitar as dietas desmotivantes e exercitar-se. Para o especialista de medicina desportiva Charles Aisenberg, é até melhor para a saúde !

VOLTAR PARA O TOPO