Marcha desportiva: 7 dicas para manter-se motivado!

Manter-se motivado é a chave para atingir os seus objetivos desportivos. No entanto, pode acontecer que a colocação do calçado de marcha rápida se torne desmotivante, quer por falta de tempo ou de vontade. Emmanuel Lassalle, praticante de marcha atlética de grande fundo dá-lhe conselhos para manter a vontade de marchar.

1 – Pense em todos os benefícios da marcha desportiva

Essa é a sua primeira fonte de motivação, certo ? Optou por praticar a marcha rápida como solução para manter a forma, recuperar a alegria e cuidar da sua saúde. Lembre-se de todo o prazer que sentiu após uma boa sessão de marcha rápida.

2 – Defina um objetivo 

Para evitar a quebra de ritmo, é importante lembrar-se de todos os benefícios da marcha rápida. Desde que este objetivo lhe interesse e pareça viável, deverá constituir o seu motor. Quer se trate de perder peso, vencer o stress, mudar de ideias e elevar ou cumprir um desafio pessoal, seja de distância ou de velocidade: só terá boas razões para praticar marcha desportiva !

3 – Acompanhe os progressos

Não existe nada melhor para manter a motivação. Se acompanhar a evolução, rapidamente se aperceberá dos objetivos já atingidos. Uma dica muito simples consiste em registar tudo num diário de treino. Redigi sobre este tema um artigo cuja leitura recomendo: O diário de treino é o seu melhor aliado.

4 – Todos os seus treinos são como passeios

Finalmente tomou a decisão de usar o calçado de marcha para praticar desporto, mas também para dispor de algum tempo só para si. Se sentir essa necessidade, desacelere e desfrute da paisagem. De nada adiantará desvalorizar-se ou culpabilizar-se, se sentir a necessidade de abrandar !

 

5 – Quebre a monotonia dos treinos

A marcha rápida é praticada em todo o lado, por isso aproveite-a para descobrir novos lugares e novas paisagens. Quando a rotina se instala, é difícil evitar a perda de ritmo, por isso aproveite todos os caminhos que puder para mudar de hábitos: é o melhor remédio para as fases de tédio !

6 - É mais simpática quando praticada em grupo

Algumas pessoas não gostam de praticar desportos sozinhas. Encontrar um parceiro de marcha desportiva é uma excelente forma de evitar a monotonia e de se motivar para a prática de um desporto. Durante um treino de marcha desportiva, pode partilhar mais do que um momento de desporto, um momento de convívio. 

7 – Equipe-se corretamente para que o treino seja um prazer

Não existem quaisquer desculpas válidas, nem mesmo as condições meteorológicas.

Se estiver demasiado calor, use calçado arejado, cuja parte superior é constituída sobretudo por malha de rede. 

Espere que a temperatura baixe um pouco ou procure abrigo: use um boné e protetor solar para proteger-se do sol e leve consigo líquidos para evitar a desidratação. Neste artigo, dou 4 conselhos para assegurar o máximo prazer nas suas sessões de marcha desportiva durante o verão.

Caso esteja a chover ou muito frio, os fabricantes disponibilizam atualmente vestuário de proteção muito eficaz para proteger-se das intempéries. Neste artigo, indiquei 5 aspetos a ter em conta quando praticar marcha desportiva com tempo frio.

Conhece outros conselhos para manter a motivação durante a prática de marcha rápida? Convido-o a partilhar connosco as suas dicas para que a vontade de praticar marcha desportiva se mantenha inalterada !

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Vote
Técnicas e dicas
newfeel-equipement_ete_marche_sportive

Para que as sessões de marcha desportiva no verão sejam momentos de prazer, é necessário adaptar o equipamento usado ao acréscimo de calor. Opte por calçado e vestuário desportivo arejados !

Técnicas e dicas

Atualizado num bloco de notas ou utilizando uma das muitas aplicações para smartphone dedicadas à atividade física, o diário de treino é essencial para acompanhar os exercícios de marcha desportiva e permanecer motivado.

(3)
VOLTAR PARA O TOPO