Manter-se na vertical durante a marcha rápida: marchar corretamente reforça os músculos das costas

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Adotar uma postura correta durante a marcha desportiva é benéfico para as costas. Foi graças à mesma que Emmanuel Lassalle, praticante de caminhada muito fundo curou as suas dores nas costas: " dediquei-me à marcha rápida na sequência de traumatismo, numa altura em que sofria cerca de 4 ataques de lumbago todos os anos. Em poucos meses, as crises desapareceram e tornaram-se uma recordação distante ! "

Para marchar corretamente, é necessário coordenar os pés, os braços, a respiração, mas também a postura de partida. Todos estes movimentos devem ser realizados da forma mais natural possível, com total descontração. Para evitar as dores nas costas e por vezes até curá-las, é essencial marchar com uma postura correta, as costas direitas e os ombros descontraídos. As técnicas de marcha rápida foram desenvolvidas para proporcionar o máximo de prazer !

PARA MARCHAR CORRETAMENTE, CONCENTRE-SE EM…

1 – Manter as costas bem direitas

Sobretudo não deve curvar as costas, de forma a que os ombros permaneçam móveis, baixos e relaxados. Alinhado com o seu corpo, o seu pescoço e a sua cabeça, manter as costas direitas permite à coluna vertebral oscilar corretamente durante as suas sessões de marcha rápida.

O conselho de Emmanuel :

" tenha o cuidado de não acentuar a sua curvatura natural, pressionando os glúteos para trás. O único resultado prático serão dores lombares ! "

2 – Olhe diretamente para a frente, com orgulho de praticar marcha desportiva

Marche concentrado no queixo: deve permanecer paralelo ao solo. Essa postura facilita a respiração e ajuda a manter as costas direitas.

Para marchar mais rapidamente, muitos praticantes de marcha inclinam-se para a frente na tentativa de marcharem mais depressa. Apenas conseguirão fatigar mais rapidamente os músculos das costas e provocar dores no pescoço e nos ombros. 

Para Emmanuel,

" o ideal é fixar um ponto no solo cerca de vinte metros à frente para manter a cabeça direita e ter a certeza de não se inclinar para trás ".

3 – Manter os quadris estáveis

A bem da sua estabilidade durante a marcha rápida, concentre-se em manter os quadris estáveis. Os quadris devem mover-se da frente para trás. Quando a perna direita se move para a frente, o movimento deve prosseguir até ao quadril. Se se arquear sob as mesmas, o resultado será a multiplicação da força dos impactos do pé com o solo.

  • Para informação : na marcha rápida, o praticante é submetido a 1,5 vezes o seu peso, contra 3 vezes na corrida. 

Manter a estabilidade dos quadris durante a marcha desportiva também é a melhor garantia de um fortalecimento muscular ao nível dos glúteos e dos abdominais. "A propósito, evite comprimir os glúteos enquanto pratica marcha desportiva!"! Se o fizer, estará a comprimir a parte inferior das costas e a enrijecer a coluna vertebral", explicou Emmanuel.

Os iniciados na marcha desportiva poderão sentir alguma dor, não obstante a postura correta. Os músculos negligenciados por anos de posturas incorretas ainda não estão suficientemente fortalecidos. Não hesite, nesse caso, em interromper uma sessão de alongamentos e reiniciá-la no final da sessão.

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Benefícios da marcha

Por que razão se diz que a marcha desportiva é um desporto completo? A marcha desportiva, seja a ativa ou a rápida, não faz apenas trabalhar os músculos inferiores. Para além de exercitar as coxas e os músculos dos glúteos, a marcha desportiva exercita também a zona superior do corpo, nomeadamente os braços e os abdominais.

Técnicas e dicas

Jeanick Landormy, treinadora de recuperação da forma física através da marcha e da marcha atlética apresenta-nos os seus pareceres técnicos e conselhos práticos para aprender a marchar corretamente. Graças a estas noções fundamentais, não terá desculpas para não se tornar o praticante de marcha que sempre sonhou ser !

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Técnicas e dicas

Decidiu acelerar em busca de novas sensações em marcha desportiva ? Descubra com o atleta Emmanuel Lassalle técnicas que lhe permitem melhorar a marcha rápida e adotar uma velocidade superior. Dê mais dinamismo às suas saídas !

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