Forma, silhueta, saúde: todos os benefícios da marcha nórdica

(6)

Qualquer atividade física praticada de forma regular traz benefícios para a sua saúde e condição física. Mas todos os desportos são diferentes, e os seus benefícios para a saúde também. A marcha nórdica, é boa para o corpo, para o coração e para o espírito !

A MARCHA NÓRDICA: UM DESPORTO COMPLETO PARA A FORMA E PARA A SAÚDE

Certos desportos permitem melhorar a resistência, outros a força, a agilidade, o equilíbrio ou a coordenação. A marcha nórdica tem a vantagem de desenvolver eficazmente todas as essas qualidades ! 

Neste vídeo, o duplo campeão do mundo Olivier Capelli testemunha os benefícios da marcha nórdica na companhia do Dr. Patrick Bacquaert, chefe de equipa médica no IRBMS (Instituto de Pesquisa do Bem-Estar, Medicina e Desporto Saudável).

1 - A marcha desportiva é um excelente desporto de resistência

Alternando fases mais dinâmicas com outras mais lentas, com ajuda de bastões especialmente concebidos para a marcha nórdica, este desporto permite trabalhar e melhorar a resistência cardíaca. Praticar regularmente um desporto de resistência é excelente para a saúde e para perder peso sustentadamente ! Sobretudo, são raros os desportos ao ar livre que ajudam a ganhar fôlego, permitindo trabalhar todos os músculos do seu corpo.

2 - Quais são os músculos que trabalham na marcha nórdica ?

Os bastões de marcha nórdica permitem uma propulsão do corpo para a frente, mas possuem também outra qualidade: o movimento dos bastões de marcha nórdica amplifica o movimento natural e faz trabalhar os músculos dos ombros, braços, e dos abdominais, assim como os músculos das nádegas e das coxas !

bienfaits_marche_nordique

Também é interessante percecionar os bastões de marcha nórdica como um acessório de fitness ao ar livre, para efetuar vários exercícios de fortalecimento muscular e de flexibilidade. Na marcha nórdica, os bastões têm as pontas orientadas para trás para uma maior propulsão para a frente, em vez de colocadas verticalmente como nos bastões de caminhada.

Assim, graças ao uso dos bastões, a marcha nórdica tonifica os músculos e ajuda a manter a flexibilidade, assim como o equilíbrio e a coordenação entre o movimento dos braços e das pernas. 

 A MARCHA NÓRDICA, UMA FORMA DE PREVENIR NUMEROSAS DOENÇAS

Para além de beneficiar de uma atividade ao ar livre, a marcha nórdica é um excelente meio para prevenir certas doenças e manter-se de boa saúde.

A marcha nórdica atua positivamente sobre :

  • a hipercolesterolemia
  • a diabete tipo 2
  • a pressão arterial
  • a qualidade de vida das pessoas asmáticas
  • a frequência cardíaca em repouso
  • o fortalecimento dos ossos e a prevenção da osteoporose
  • o fortalecimento das articulações

Não hesite em adquirir um bom equipamento para descobrir a marcha nórdica, o seu maior aliado de forma e emagrecimento, assim como o seu maior parceiro saúde !

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Vote
Todas as vantagens

Já ouviu falar de marcha nórdica e deseja saber mais acerca deste desporto em total expansão? Virgile Van-Rampelbergh, coach de marcha nórdica para a Federação Francesa de Atletismo, diz-lhe tudo sobre este desporto completo e dinâmico, cheio de benefícios para o corpo e o espírito!

(16)
Bastões de marcha nórdica
marche nordique randonnée

A marcha nórdica e a caminhada são dois desportos que se praticam com bastões mas em pisos de tipos diferentes: piso plano (asfalto, caminho…) para a marcha nórdica e piso íngreme (montanha, desnivelados…) para a caminhada. É por isso necessário utilizar bastões adaptados aos pisos porque não respondem ao mesmo tipo de solicitações. À descoberta das suas funções.

(12)
Bastões de marcha nórdica

Os bastões de marcha nórdica são indispensáveis neste desporto completo. Graças aos bastões de marcha nórdica, este desporto faz trabalhar todos os músculos do corpo. Sem eles, a marcha nórdica não existiria! Descubra todos os elementos que compõem um bastão de marcha nórdica com Olivier Capelli, duplo campeão do mundo de marcha nórdica.

VOLTAR PARA O TOPO