Diário de treino: o seu melhor aliado

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Atualizado num bloco de notas ou utilizando uma das muitas aplicações para smartphone dedicadas à atividade física, o diário de treino é essencial para acompanhar os exercícios de marcha desportiva e permanecer motivado.

TODOS PODEM TER UM!

Emmanuel Lassalle, praticante de marcha de grande fundo, recomenda-o a todos os praticantes de marcha, seja qual for o objetivo. Quer deseje perder peso ou garantir o bem-estar, o diário de treino é essencial para manter a vontade de marchar mais tempo.

" Esta solução permite quantificar a evolução e registar os efeitos. Atualmente, o formato papel perdeu terreno em favor das aplicações, ferramentas muito profissionais ao alcance de todos que permitem agendar as sessões. Utilizo um relógio com GPS para acompanhar os treinos e partilho essa informação com o meu treinador. Assim é impossível fazer batota, ele sabe sempre tudo. Tudo isto é extremamente motivante ! ".

O QUE REGISTAR NO DIÁRIO ?

Existem alguns dados que são essenciais para poder progredir. A data da sessão, a distância percorrida, a duração da atividade e a velocidade média. No entanto, existe espaço para tudo o que possa ser útil, incluindo a evolução do seu peso, caso o objetivo seja perder peso e o número de passos percorridos durante o treino. Também é possível introduzir comentários sobre os treinos, registando o seu estado de espírito ou as sensações vividas durante as sessões.

O que fica registado no diário de Emmanuel ?

" Pessoalmente, opto por adicionar a estes dados o consumo de calorias, o estado do tempo, os reabastecimentos, mas também o peso antes e depois da sessão. Uma perda de peso elevada no final da sessão indica-me que não estou suficientemente hidratado, o que reduz as minhas performances ! ".

UMA FERRAMENTA INDISPENSÁVEL PARA A PREPARAÇÃO DOS SEUS TREINOS

O diário de treinos regista um manancial de informações que será útil para as futuras sessões de marcha. É muito importante que o leia e releia regularmente para poder evoluir. 

" Podemos escrever que tivemos dores nas costas ou no tornozelo a determinado momento da sessão e, dessa forma, reservar tempo aos alongamentos durante as próximas sessões de marcha. Registo também o número de pulsações por minuto da manhã para poder acompanhar a minha frequência cardíaca. Uma tendência para valores elevados pode traduzir um estado de fadiga. Este excelente indicador da forma física permite-me compreender melhor os meus treinos ", diz Emmanuel.

UMA EXCELENTE FORMA DE PARTILHAR INFORMAÇÕES COM OS AMIGOS

O diário de treinos é obviamente pessoal, mas também constitui uma excelente forma de partilhar informações com os amigos praticantes de marcha. Graças ao seu diário, descobrirá melhorias que poder introduzir nos seus exercícios e desafiar-se a si mesmo. Tal será ainda mais simples se utilizar uma aplicação dedicada, dado que a seguir ao acompanhamento do treino, a partilha é a função principal. 

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Técnicas e dicas

Qual a diferença entre um simples praticante de marcha e praticante de marcha de competição ? O movimento do pé, inconsciente no caso do primeiro, é controlado no caso do segundo. Na marcha desportiva, executar corretamente o movimento evita lesões e otimiza o trabalho muscular. Eis como marchar corretamente.

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Técnicas e dicas
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Manter-se motivado é a chave para atingir os seus objetivos desportivos. No entanto, pode acontecer que a colocação do calçado de marcha rápida se torne desmotivante, quer por falta de tempo ou de vontade.

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Benefícios da marcha

Por que razão se diz que a marcha desportiva é um desporto completo? A marcha desportiva, seja a ativa ou a rápida, não faz apenas trabalhar os músculos inferiores. Para além de exercitar as coxas e os músculos dos glúteos, a marcha desportiva exercita também a zona superior do corpo, nomeadamente os braços e os abdominais.

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