Crescimento do pé da criança: acompanhar as suas necessidades

(1)

Do nascimento à idade adulta, o caminho é longo até que o pé da criança se desenvolva completamente. A estrutura e as necessidades dos seus pés evoluem à medida que vão crescendo, logo que a criança começa a caminhar. Para garantir o melhor desenvolvimento do pé da criança, dos 0 aos 15 anos, contamos-lhe tudo!

 A criança não é de todo um adulto em miniatura: desenvolve a sua motricidade e aprende a movimentar-se numa primeira fase com base nos seus reflexos. Pouco a pouco, aprende a dominar os seus gestos, nomeadamente o da marcha.

Dos 0 aos 2 anos: o bebé procura equilibrar-se

Quando a criança está por fim pronta a manter-se de pé, começa a avançar colocando todo o peso do corpo para a frente. Nesta idade, a criança avança sobretudo com a cabeça, depois o corpo todo e depois os pés. Colocando todo o pé no chão, para recuperar o equilíbrio, evita a queda e continua a avançar, sem desenrolar o pé do calcanhar até aos dedos.

Neste período, o pé é plano e carnudo: o arco plantar, os ossos e os músculos do pé vão-se formando pouco a pouco.

Dos 2 aos 7 anos: a criança aprende a caminhar como um adulto

Pouco a pouco, a criança aprende a caminhar em todas as direções, tanto a subir como a descer. É um período em que trabalha muito a sua motricidade. Os seus movimentos ganham precisão, pelo que se recomenda o máximo de atividade!

É uma fase de aquisição de conhecimentos em que a criança cria o seu repertório motor. Os pés ficam mais musculados, os ossos dos pés e o arco plantar vão assumindo a sua forma.

Que calçado escolher para um desenvolvimento correto do pé da criança?

Dos 2 aos 7 anos, recomenda-se uma interferência mínima possível entre o chão e o pé da criança, a fim de favorecer a musculação do pé e a aprendizagem. É a melhor forma de muscular devidamente o pé e fazer que se desenvolva o melhor possível.

Recomenda-se assim que escolha calçado leve sem amortecimento, de sola plana e com o máximo de aderência e maleabilidade, para que a criança se movimente com toda a liberdade, em todos os tipos de piso.

Dos 7 aos 15 anos: acompanhar a criança até à idade adulta

A partir dos 7 anos, o sistema ósseo estabiliza-se e os músculos iniciam o seu pleno crescimento. A criança irá otimizar todos os conhecimentos adquiridos até então. Com o crescimento, as suas necessidades modificam-se: a criança ganha massa, cresce e começa gradualmente a necessitar de amortecimento para sustentar o peso.

É por isso necessário garantir que não sente dor no calcanhar e, junto de um podólogo, certificar-se de que o pé está a desenvolver-se corretamente em função do seu crescimento e do aumento de peso, de forma absolutamente natural. 

  • Uma solução para acompanhar as novas necessidades da criança: acrescentar ao calçado uma palmilha com amortecimento.

Agradecemos ao Centro de Pesquisa da Decathlon a partilha dos seus conhecimentos connosco.

banner_pt_actireo

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Vote
Calçado
choisir_chaussures_enfants_newfeel

Procura conselhos para calçar adequadamente uma criança e ter a certeza de escolher o melhor calçado? Descubra aqui todas as respostas às suas perguntas mais frequentes no momento da compra.

(6)
VOLTAR PARA O TOPO