Como utilizar da melhor forma os seus bastões de marcha nórdica?

(9)

Acabou de comprar os seus bastões de marcha nórdica e está a preparar-se para a sua primeira sessão? Para aproveitar todos os benefícios da marcha nórdica e garantir um trabalho muscular eficaz, é necessário dominar os movimentos. Descubra em vídeo a técnica essencial da marcha nórdica!

O movimento da marcha nórdica é um gesto natural, mas com um pouco de técnica pode fazer trabalhar todos os músculos da zona superior do corpo. Ao utilizar os bastões, está a impulsionar o seu corpo para a frente e a acentuar o movimento dos seus braços durante a marcha.

Neste vídeo, o bi-campeão do mundo de marcha nórdica, Olivier Capelli, explica-lhe tudo sobre o movimento da marcha nórdica. Com ele, descubra um exercício simples para dominar o movimento dos bastões de marcha nórdica e compreender a utilidade das correias para realizar um gesto completo.

5 conselhos a reter antes da sua primeira sessão de marcha nórdica

1 - Quando um braço avança, a perna oposta avança também ao mesmo tempo

Este movimento parece evidente mas a utilização dos bastões provoca muitas vezes algum pânico ao nível da coordenação. Experimente esquecer-se de que tem os bastões para executar a marcha da forma mais simples possível. Assim que perder a coordenação, solte os bastões para os deixar cair alguns metros antes de os voltar colocar na mão.

2 - O bastão é colocado no chão no meio da sua passada

Com a ponta orientada para trás, os bastões são colocados no eixo da marcha, entre os seus 2 pés. Executam assim de forma perfeita a sua função: impulsioná-lo para a frente enquanto empurra com os braços.

3 - A sua mão abre-se na passagem da anca

No momento de colocar o bastão no chão, a sua mão segura o punho de modo firme para que possa empurrar os bastões facilmente com os braços. Assim que o seu corpo é impulsionado, o seu braço volta para trás. Quando o seu corpo está ao nível do bastão, é o momento indicado para abrir totalmente a mão largando o bastão para esticar o braço para trás. Os bastões de marcha nórdica estão equipados com as correias para que possa fazer precisamente este gesto completo: com as correias será impossível perder um bastão pelo caminho!

4 - Mantenha-se direito!

Mais uma vez, trata-se de tentar esquecer os bastões. Olhe para a sua frente, desta forma irá abrir a sua caixa torácica e respirar o máximo possível, ao mesmo tempo que trata da sua coluna vertebral.

5 - E quanto ao pé, qual o movimento correto?

Para o movimento do seu pé em marcha nórdica aplica-se o mesmo princípio que é utilizado na marcha rápida, em 3 fases. Depois de o calcanhar entrar em contacto com o chão, o pé desenvolve o seu movimento até ao impulso, realizado pelo dedo grande do pé.

Neste momento já sabe como deve utilizar os seus bastões corretamente durante as sus sessões de marcha nórdica! Só tem de equipar-se com o seu calçado de marcha nórdica, agarrar nos seus bastões e desfrutar dos prazeres deste desporto completo!

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Vote
Bastões de marcha nórdica

Os bastões de marcha nórdica são indispensáveis neste desporto completo. Graças aos bastões de marcha nórdica, este desporto faz trabalhar todos os músculos do corpo. Sem eles, a marcha nórdica não existiria! Descubra todos os elementos que compõem um bastão de marcha nórdica com Olivier Capelli, duplo campeão do mundo de marcha nórdica.

Técnicas

Olivier Capelli, duplo campeão do mundo de marcha nórdica, dá-lhe um curso de marcha nórdica especialmente vocacionado para o aquecimento da zona inferior do corpo. Veja de que modo pode aquecer os tornozelos, os joelhos e as ancas graças aos bastões de marcha nórdica para preservar as suas articulações com 3 exercícios de aquecimento para marcha nórdica.

VOLTAR PARA O TOPO