Como praticar marcha com a sua criança?

Se é adepto de marcha desportiva, conhece certamente todos os fatores que envolvem esta atividade em termos de saúde e bem-estar. Os benefícios da marcha aplicam-se a todas as idades e, nomeadamente, às crianças, um grupo particularmente sensível ao risco de excesso de peso relacionado com o sedentarismo.

Como motivar a sua criança a praticar marcha e com que duração? A Newfeel responde a estas questões!

Por que eu deveria incentivar meu filho a andar?

A sua criança já caminha naturalmente ao longo do seu dia-a-dia. Gasta as energias no recreio, nas aulas de educação física e, se for caso, durante a prática semanal mais intensa de uma atividade desportiva.

Mas será que pratica uma atividade física continuada? Os benefícios da marcha multiplicam-se durante as atividades de resistência, a partir de 30 minutos por dia!

Acessível desde a mais tenra idade, esta prática desportiva pode ser muito facilmente integrada no dia-a-dia da família.

Por isso, aproveite a oportunidade: equipe os seus jovens atletas com um bom calçado e transmita-lhes o gosto pela marcha!

A partir de que idade pode a minha criança praticar marcha de forma continuada?

Assim que a sua criança conseguir andar sem cair, poderá convidá-la a dar passeios curtos consigo, estimulando o seu gosto pela descoberta.

A partir dos 4 ou 5 anos, habitue-a a ir para a escola e regressar a pé. Sempre ao seu lado, o seu pequeno praticante de marcha acumulará deste modo preciosos minutos de marcha e iniciará naturalmente esta atividade desportiva durante o seu dia-a-dia.

Quanto tempo devo caminhar com a minha criança?

Quando os curtos trajetos casa-escola já estiverem bem rodados, proponha à sua criança uma caminhada adicional de 30 minutos, 2 a 3 vezes por semana.

Observe as suas reações e, sobretudo, nunca a force!

Se sentir que a criança tem capacidade e está motivada, prolongue progressivamente a duração da sessão até 1 h ou 2 h.

É possível praticar marcha desportiva com a minha criança?

Para as crianças, é recomendável praticar 1 hora de exercício por dia, com «intensidade moderada a elevada».

A marcha rápida presta-se perfeitamente a essas mudanças de ritmo: basta acelerar o passo! Poderá deste modo iniciar de forma suave a sua criança à marcha desportiva, convidando-a a se concentrar na respiração, a movimentar corretamente os braços e a tentar articular bem o pé.

Seja paciente: a adesão do seu jovem praticante de marcha dependerá de vários fatores, entre os quais a sua forma física, a sua disposição, o seu temperamento ou, inclusivamente, as condições meteorológicas. Mantenha-se sempre atento: essas sessões em família devem ser acima de tudo um prazer!

Ao caminhar lado a lado com o seu filho, este poderá descobrir os prazeres do desporto ao ar livre e habituar-se a se deslocar a pé. Isso contribuirá para cuidar da sua saúde e bem-estar todos os dias!

E você? Quais são as suas dicas para incentivar a sua criança a caminhar? Partilhe-as connosco!

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Vote
Calçado
choisir_chaussures_enfants_newfeel

Procura conselhos para calçar adequadamente uma criança e ter a certeza de escolher o melhor calçado? Descubra aqui todas as respostas às suas perguntas mais frequentes no momento da compra.

(6)
Benefícios da marcha
benefices_marche_enfant

A marcha é um verdadeiro contributo para melhorar a saúde dos adultos... E das crianças também! Fazer com que as crianças se desloquem a pé desde muito cedo é garantir o seu crescimento harmonioso e iniciá-las nos prazeres da prática regular de uma atividade física.

VOLTAR PARA O TOPO