Como marchar mais rapidamente ?

Decidiu acelerar em busca de novas sensações em marcha desportiva ? Descubra com o atleta Emmanuel Lassalle técnicas que lhe permitem melhorar a marcha rápida e adotar uma velocidade superior. Dê mais dinamismo às suas saídas !

Na marcha rápida, não existem velocidades certas ou erradas. O que conta é a sua própria velocidade, uma vez que a distância percorrida será sempre a mesma. No entanto, pode aprender a marchar mais rapidamente para conseguir uma melhor forma física, perder peso mais rapidamente e reforçar a sua capacidade cardiovascular. A velocidade é emocionante. Graças a ela, sentirá mais prazer na prática de marcha rápida.

COMO MARCHAR MAIS RAPIDAMENTE ?

As acelerações em marcha desportiva são bastante diferentes das da corrida. São elas que evitam a monotonia das longas horas de marcha e que lhe permitem manter-se motivado. Existem várias técnicas que lhe permitem descobrir facilmente estas sensações. Precisará de basear-se nas técnicas de marcha rápida: o movimento dos pés e o movimento dos braços.

Lembre-se de manter uma postura correta e de não se inclinar para a frente, caso contrário poderá obstruir a respiração e sentir as pontadas abdominais que tanto odeia !

2 FORMAS DE ACELERAR A PRÁTICA COM AS PERNAS

- Aumente a frequência dos seus passos

Tendo atenção à correta articulação do pé, efetue mais passos e exerça mais pressão sobre os dedos dos pés para impulsionar-se com maior potência. 

Atenção: o tibial anterior será ainda mais solicitado que o habitual, por isso realize um aquecimento adequado. Comece a sua sessão com uma marcha fundamental de alguns minutos e depois marche sobre os calcanhares durante alguns metros. Se o fizer, o seu tibial estará pronto a acompanhá-lo. Se sentir dores nos músculos tibiais, realize este exercício de alongamento do tibial anterior.

- Aumentar a amplitude dos passos

Ao alongar a passada ficará rapidamente surpreso ! Esta técnica solicitar ainda mais a sua capacidade cardíaca, por isso se sente falta de ar quando aumenta a amplitude da passada, regresse à velocidade que mais lhe convém.

Para ganhar amplitude, utilize os quadris. Estes devem permanecer estáveis e prolongar o movimento das pernas. Graças a esta técnica, irá igualmente reforçar mais rapidamente os seus glúteos e a parte traseira das coxas.

PARA MARCHAR MAIS RAPIDAMENTE, PRATIQUE A MARCHA RÁPIDA TAMBÉM COM OS BRAÇOS

Quer tenha optado por acelerar efetuando mais passos ou passos mais longos, o movimento dos braços será sempre essencial.

Se optar por aumentar a frequência dos passos, os braços assumirão o mesmo ritmo das pernas. Tenha sempre presente o movimento dos mesmos, para que todos os seus movimentos continuem sincronizados.

Se optar por alongar os passos, estenda os braços e dobre-os bem para trás para que possam acompanhar a aceleração. Este movimento muito amplo irá exercitar os músculos das costas, os quais deverá alongar no final da sessão, assim como os peitorais !

FRACIONE AS SUAS SESSÕES

O fracionamento consiste em alternar fases de marcha desportiva rápida com outras mais lentas. Se já consegue marchar 1 hora sem parar, pode incluir 3 a 4 fases de 5 minutos de marcha em aceleração. Dessa forma, irá melhorar a sua endurance. Pouco a pouco, irá constatar que consegue marchar mais rapidamente, durante mais tempo e sem perder o fôlego !

Adicione também estas acelerações de acordo com as suas preferências, pois só quando sentir prazer em acelerar sentirá prazer em marchar mais rapidamente. Este é o exercício ideal para tonificar os músculos e os braços. E sobretudo, se perder o fôlego... reduza a velocidade ou aproveite para realizar uma sessão de alongamentos !

Anota os seus progressos num diário de treinos ? Registar a sua atividade num bloco de notas ou numa aplicação de smartphone permite-lhe visualizar os progressos é constitui uma excelente forma de manter-se motivado ! 

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Vote
Técnicas e dicas
perte_poids_marche_sportive_newfeel

Como atividade desportiva que privilegia a perda de peso, a marcha desportiva, rápida ou nórdica é muitas vezes praticada para melhorar a boa forma. Na realidade, este desporto, de resistência permite recuperar e manter o peso ideal de um modo suave. Mas nem todos perdem peso da mesma maneira, e menos ainda com a mesma velocidade! Estes 3 fatores influenciam o número de calorias perdidas em cada uma das suas sessões de marcha desportiva.

(1)
Benefícios da marcha

Por que razão se diz que a marcha desportiva é um desporto completo? A marcha desportiva, seja a ativa ou a rápida, não faz apenas trabalhar os músculos inferiores. Para além de exercitar as coxas e os músculos dos glúteos, a marcha desportiva exercita também a zona superior do corpo, nomeadamente os braços e os abdominais.

(1)
Técnicas e dicas

Qual a diferença entre um simples praticante de marcha e praticante de marcha de competição ? O movimento do pé, inconsciente no caso do primeiro, é controlado no caso do segundo. Na marcha desportiva, executar corretamente o movimento evita lesões e otimiza o trabalho muscular. Eis como marchar corretamente.

(3)
VOLTAR PARA O TOPO