Como escolher os bastões de marcha nórdica?

(3)

Quando praticada com bastões, a marcha desportiva é designada de marcha nórdica. Os bastões de marcha nórdica reúnem várias características:ajudam a propulsionar o corpo e facilitam a participação ativa dos braços, permitindo assim uma boa tonificação da parte superior do corpo. Também ajudam a amortecer os impactos. Descubra as nossas recomendações para escolher corretamente os seus bastões de marcha nórdica.

QUE TIPO DE COMPOSTO ESCOLHER PARA O TUBI DOS BASTÕES DE MARCHA NÓRDICA ?

Os bastões de marcha nórdica são geralmente compostos por carbono, fibra de vidro ou alumínio:

  • O carbono proporciona dinamismo e impulso durante a marcha,

  • A fibra de vidro, por comparação com o alumínio, proporciona mais leveza e menos impacto na zona do cotovelo.
    Se a prática se tornar regular e intensiva, recomendamos uma composição elevada de carbono.No entanto, cuidado, os bastões compostos 100% em carbono podem tornar-se demasiados rígidos.

A MELHOR SOLUÇÃO ?

Escolha bastões de marcha nórdica que combinem dois tipos de materiais compósitos : fibra de vidro/carbono ou alumínio/carbono.Estas ligas eliminam as vibrações nos cotovelos e braços durante a prática de marcha nórdica e tornam os bastões mais robustos e mais duradouros no tempo.

Recomendamos, por exemplo, os bastões de marcha nórdica Newfeel Tembea 100 compostos por 70% de fibra de vidro e 30% de carbono.

Que pegas escolher para os bastões de marcha nórdica?

Para facilitar a preensão, encontrará diversos tipos de pegas nos bastões de marcha nórdica:


Pegas em cortiça

Este material aderente permite uma boa preensão dos bastões. Para além disso, absorve a transpiração porque limita a humidade.Estas pegas são ideais para a marcha nórdica porque a cortiça é um dos materiais que melhor corresponde às suas necessidades.

 

 

As pegas em espuma (tipo EVA)

Material muito utilizado nos bastões de marcha nórdica que impede que as mãos escorreguem nas pegas.

 


As pegas em plástico

O material em plástico é mais escorregadio, estas pegas são de evitar.

 

Que correias escolher para os bastões de marcha nórdica?

Indispensavelmente, os bastões de marcha nórdica devem possuir correias com passagem do polegar (chamadas manoplas) porque permitem largar e recuperar os bastões, o movimento principal da marcha nórdica deve ser fluido e regular. 

As correias podem ser:

  • fixas e não-destacáveis
  • amovíveis

    Para uma prática regular da marcha nórdica, recomendamos a escolha de correias amovíveis que permitam libertar rapidamente as mãos.Recomendamos que verifique, no ato da compra, se as correias são de fácil regulação com ajuda de um fecho autoaderente, tais como as correias dos bastões de marcha nórdica Newfeel Propulse Walk 100.

Que pontas escolher para os bastões de marcha nórdica?

Os bastões de marcha nórdica estão sempre equipados de uma ponta em aço ou tungsténio para maior aderência. As pontas dos bastões são as partes mais expostas ao desgaste durante a marcha nórdica porque estão em permanência em contacto com o solo.

A sua escolha deve ser feita em função do tipo de piso em que pratica :

 

Se praticar num piso mais húmido e mole (caminho, trilho…)

Recomendamos o uso de pontas metálicas durante a prática. O material rígido em forma de ponta agarra melhor ao piso.

 


Se praticar mais em pisos tendencialmente duros (estrada alcatroada, asfalto…)

Recomendamos a adição de pontas inclinadas em borracha, tais como as pontas para bastões de marcha nórdica Newfeel, para garantir uma maior aderência.

Foco sobre: os bastões telescópicos de marcha nórdica

Existem bastões de marcha nórdica telescópicos. Estas são concebidos para a marcha nórdica ocasional ou durante a aprendizagem em clube, permitem adaptar o tamanho.São, no entanto, mais frágeis do que os bastões de marcha nórdica monofilamento (numa só parte) e aguentam menos bem as vibrações, por serem constituídos por duas partes.

Como escolher corretamente o tamanho dos bastões de marcha nórdica?

Para escolher corretamente os bastões de marcha nórdica, é importante escolher o tamanho adequado. Para isso, consulte o nosso guia para escolher corretamente o tamanho dos bastões de marcha nórdica.

Pode utilizar os bastões de caminhada para a marcha nórdica? 

A marcha nórdica e a caminhada são dois desportos que se praticam em pisos diferentes, é portanto necessário utilizar bastões adaptados porque estes não respondem ao mesmo tipo de solicitações.Para mais informações, recomendamos a leitura do nosso artigo: quais as diferenças entre os bastões de marcha nórdica e os bastões de caminhada?

 
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Vote
Todas as vantagens

Já ouviu falar de marcha nórdica e deseja saber mais acerca deste desporto em total expansão? Virgile Van-Rampelbergh, coach de marcha nórdica para a Federação Francesa de Atletismo, diz-lhe tudo sobre este desporto completo e dinâmico, cheio de benefícios para o corpo e o espírito!

(16)
Todas as vantagens
bienfaits_marche_nordique

Qualquer atividade física praticada de forma regular traz benefícios para a sua saúde e condição física. Mas todos os desportos são diferentes, e os seus benefícios para a saúde também. A marcha nórdica, é boa para o corpo, para o coração e para o espírito !

(6)
VOLTAR PARA O TOPO