Como escolher o calçado de marcha desportiva ?

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Os especialistas em desporto qualificam a marcha "como a atividade mais próxima do exercício físico ideal”. A marcha desportiva é um desporto acessível que se pratica com diferentes ritmos e com diferentes motivações. Siga o nosso guia que o auxilia a escolher o calçado adequado de marcha desportiva :

ESTÁ A INICIAR-SE NA MARCHA DESPORTIVA ?

 

Se é um principiante na marcha desportiva, um desporto simples e eficaz, aconselhamos a leitura do nosso artigo Por que razão a marcha desportiva requer calçado especifi específico ? No nosso artigo encontrará todas as explicações sobre as necessidade específicas dos seus pés enquanto pratica a marcha e poderá descobrir explicações sobre o desenvolvimento da passada, um movimento específico da marcha desportiva, que necessita de calçado flexível apropriado.

 

EM QUE TIPO DE PRATICANTE DE MARCHA DESPORTIVA SE ENQUADRA ?

Conforme anteriormente explicado na introdução, a marcha desportiva pode ser praticada com diferentes ritmos e com diferentes motivações. O seu calçado de marcha desportiva, para além de ser flexível para acompanhar o desenvolvimento da passada, deve também ser escolhido em função do tipo de marcha que pratica :

TIPO DE MARCHA MOTIVAÇÕES ESPECIFICIDADES NECESSIDADES
Marche ativa "Quero sentir-me bem" Ritmo moderado

Flexibilidade

Amortecimento

Marcha rápida "Pratico para estimular o meu coração e o meu corpo" Ritmo acelerado

Flexibilidade

Dinamismo

Marcha nórdica “Quero sentir-me bem e tonificar os músculos todos do meu corpo” Com o bastão de marcha nórdica

Flexibilidade

Aderência


PRATICANTE DE MARCHA ATIVA :

Se pratica a marcha a um ritmo moderado (a menos de 6km/h) para se sentir bem com o seu corpo e a sua mente e/ou para recuperar a forma, estará a praticar a marcha ativa. Para praticar a marcha ativa será necessário um calçado flexível que acompanha o desenvolvimento da sua passada e um bom amortecimento !

Por que razão é necessário escolher um calçado de marcha ativa flexível e com um bom amortecimento ?

Quando pratica marcha de forma ativa o impacto do seu pé no chão corresponde a 1,5 vezes o peso do seu corpo, em cada passada. De forma a limitar os efeitos deste impacto e ganhar, assim, mais conforto: deverá escolher um calçado de marcha ativa flexível e com bom amortecimento.

VER O CALÇADO DE MARCHA ATIVA NEWFEEL


PRATICANTE DE MARCHA RÁPIDA :

Se pratica a marcha a um ritmo mais acelerado (acima de 6km/h) para estimular o se coração e tonificar o seu corpo, está a praticar marcha rápida. Para praticar a marcha rápida será necessário um calçado flexível que acompanha o desenvolvimento da sua passada e dinamismo !

Por que razão é necessário escolher um calçado flexível e que ofereça dinamismo para a marcha rápida ?

Quanto mais rápido pratica, mais é essencial o movimento do seu pé (desde o impacto do calcanhar até à impulsão à frente). Na marcha rápida, o praticante tenta andar mais e mais rápido e tem assim necessidade de um calçado que acompanhe este movimento dinâmico: sistema de grips traseiro, aderência e impulsão à frente com o dedo grande do pé. Aconselhamos a escolha de calçado de marcha rápida concebidos especificamente para lhe proporcionarem mais dinamismo: a Propulse Walking Technology, presente em todo o calçado de marcha rápida da Newfeel, é uma tecnologia específica que responde a esta necessidade !

VER O CALÇADO DE MARCHA RÁPIDA NEWFEEL


PRATICANTE DE MARCHA NÓRDICA :

Se pratica marcha com os dois bastões para o seu bem estar ou para estimular o seu coração e tonificar todo o seu corpo, está a praticar marcha nórdica. Quando pratica marcha nórdica necessita de um calçado flexível que acompanhe o desenvolvimento da sua passada e de aderência !

Por que razão é necessário um calçado específico de marcha nórdica flexível e com aderência ?

A marcha nórdica é mais habitualmente praticada em terrenos polivalentes que variam entre relvados húmidos, caminhos no campo, trilhos na floresta, na relva, etc. Para este tipo de terrenos mais específicos é necessário escolher um calçado flexível e com aderência para os diferentes tipos de terreno de forma a evitar escorregar e conseguir manter um ritmo dinâmico de marcha nórdica.

VER O CALÇADO DE MARCHA NÓRDICA NEWFEEL

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Calçado
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Escolheu a prática de desporto ao ar livre, para se sentir melhor, perder peso e descontrair. Seja qual for o seu objetivo, a marcha rápida e a corrida são dois desportos de resistência recomendados para cuidar de si. Mas, porque é que a marcha é tão diferente e necessita de calçado adequado?

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Benefícios da marcha

Por que razão se diz que a marcha desportiva é um desporto completo? A marcha desportiva, seja a ativa ou a rápida, não faz apenas trabalhar os músculos inferiores. Para além de exercitar as coxas e os músculos dos glúteos, a marcha desportiva exercita também a zona superior do corpo, nomeadamente os braços e os abdominais.

Técnicas e dicas

A marcha é um desporto completo, simples e eficaz, mas o pé que é indispensável para andar, acaba por ser complexo. Compostos por 26 ossos, inúmeras articulações e vários ligamentos, é graças aos pés que o seu corpo se coloca em marcha.

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A marcha é um excelente desporto para estar bem física e mentalmente.Se usa sempre uma boa desculpa para adiar a sua sessão de marcha desportiva para o dia seguinte, está no sítio certo.Eis as 8 desculpas habituais para não ir marchar e tudo o que deve saber para ultrapassá-las com uma atitude positiva!

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