Como equipar-se corretamente para a marcha desportiva?

A marcha desportiva é um desporto que não necessita grandes investimentos: um bom calçado é o elemento fundamental para tirar o máximo partido das suas capacidades e tomar gosto pela marcha. 

Que tipo de calçado deve usar para a prática da marcha desportiva ?

As necessidades do seu pé durante uma sessão de marcha desportiva são específicas desta prática. De facto, o movimento é diferente do realizado pelos praticantes de corrida : o ataque inicia-se no calcanhar, com um ligeiro movimento de recuo para trás e, em seguida, o pé articula-se totalmente sem perder o contacto com o piso, desde a parte exterior do calcanhar até ao dedo grande do pé, que impulsiona a passada.

É por isso necessário dispor de um calçado com menos amortecimento do que o existente no calçado de corrida. Para praticar marcha desportiva, precisa de apoio e estabilidade para manter o pé alinhado no sentido da marcha, mas também de flexibilidade para promover uma boa articulação do pé. 

Como devo equipar-me para a prática da marcha desportiva ?

Em primeiro lugar, é importante que se sinta confortável e escolha vestuário que permita uma grande liberdade de movimentos. Existe uma única regra de ouro: não se deve lembrar do vestuário que está a usar !

Além disso, quem diz desporto, diz transpiração. Para tornar a prática agradável, recomendamos o uso de vestuário respirável, que permita a eliminação do suor. Por outro lado, lembre-se de que a temperatura corporal pode subir e descer muito depressa durante a marcha, por isso é preferível sobrepor camadas para que possa adaptar-se a estas diferenças de temperatura. Especialmente se estiver frio !

Resumindo : uma temperatura adequada que não o incomode durante a prática e um calçado concebido para a marcha desportiva são os dois componentes do seu equipamento !

 

 

 

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Vote
Calçado

Já analisámos o amortecimento em artigos anteriores (os quais pode consultar aqui), mas talvez pretenda saber se as nossas respostas se aplicam a todos os desportos. A resposta é não, as necessidades não são as mesmas para todas as práticas, uma vez que o movimento do pé não é o mesmo, tanto em termos de amortecimento como de outras características importantes num calçado.

(3)
Benefícios da marcha

Deseja perder alguns quilos, mas a agulha da balança não lhe explica como? Charles Aisenberg, especialista de medicina do trabalho associado ao INSEP (Instituto Nacional do Desporto, da Competência e do Desempenho) recomenda a prática de marcha desportiva para sentir-se melhor no seu corpo. Acabaram as dietas selvagens, agora basta marchar para perder peso!

(3)
Blog
Propulse Walk Newfeel

Existem pés de todas as formas e tamanhos, mas é raro encontrar calçado exclusivo para marcha rápida. Os engenheiros e designers da Newfeel trabalharam com cientistas para estudar o movimento dos pés durante a marcha rápida... para trazer até si tudo o que precisa.

VOLTAR PARA O TOPO