Como é que a marcha pode prevenir doenças?

(10)

Cada mudança de estação tem consequências sobre o seu organismo. Com a chegada do outono, já pensou na marcha rápida ou nórdica para reforçar o seu sistema imunitário e proteger-se das doenças do inverno que prejudicam o seu dia a dia? A marcha previne constipações!

O que é o sistema imunitário?

O sistema imunitário protege o seu corpo de agentes invasores tais como as bactérias ou os vírus.Funciona naturalmente, mas com a chegada do outono e do inverno, é preciso reforçá-lo com algumas ações simples.

Já reparou que algumas pessoas estão mais vezes constipadas do que outras.A resistência do sistema imunitário depende muito do modo de vida.Não fazer exercício físico, andar stressado, cansado ou ter excesso de peso são fatores que enfraquecem o sistema imunitário.

Para reforçar o sistema imunitário tenha cuidado com a alimentação, controle o stress e o cansaço e pratique desporto, como por exemplo a marcha desportiva.

Porque é que a marcha reforça o sistema imunitário?

Falamos frequentemente dos benefícios da marcha, rápida ou nórdica, para a saúde.Todos os benefícios contribuem para ativar e reforçar as defesas imunitárias.Com a marcha, tornamo-nos mais fortes, mais resistentes!

bienfaits_marche_contre_rhume_maladie_newfeel

Sendo uma atividade de resistência, a marcha desenvolve as capacidades cardíacas e melhora a circulação sanguínea:o que reforça o sistema imunitário do corpo.

Além disso, a marcha transforma o cansaço mental em cansaço físico. Depois da marcha, sentirá menos stress e dormirá melhor. Um cérebro mais repousado segrega mais hormonas necessárias ao bom funcionamento do sistema imunitário.

A marcha vai ajudá-lo a estar menos vezes doente, constipado, cansado e a manter o corpo saudável.Além de ser um desporto para todos: os mais nervosos descarregam e descomprimem; os mais calmos encontram energia nesta atividade de resistência.

4 conselhos para aproveitar todos os benefícios da marcha e não ficar doente

  1. Nunca é demais repetir: para aproveitar os benefícios da marcha é preciso praticar regularmente (3 a 5 vezes por semana, pelo menos) e manter a motivação.
  2. Não abusar demais, fantástico não? O treino excessivo tem um impacto negativo sobre o sistema imunitário. Precisa de todas as suas capacidades físicas e de 20 a 30 minutos, 5 vezes por semana, para aumentar as suas defesas contra os vírus e as bactérias do inverno.
  3. Pratique a marcha no máximo 1 a 2h antes de ir dormir. Marchar aumenta a temperatura do corpo, e dificulta o adormecer.
  4. Se estiver mais frio, agasalhe-se. Mesmo que as temperaturas estejam baixas, o desporto ao ar livre aumenta mais a sua saúde física e mental do que se for feito em ginásio.

Está pronto para ficar mais forte este inverno?

 

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Vote
Técnicas e dicas
excuses_marcheur_motivation_marche_rapide_newfeel

A marcha é um excelente desporto para estar bem física e mentalmente.Se usa sempre uma boa desculpa para adiar a sua sessão de marcha desportiva para o dia seguinte, está no sítio certo.Eis as 8 desculpas habituais para não ir marchar e tudo o que deve saber para ultrapassá-las com uma atitude positiva!

(1)
Benefícios da marcha

Médicos e especialistas em saúde estão em sintonia e dizem que a marcha rápida é uma excelente escolha para perder peso: permite que os músculos queimem calorias, consumindo as suas reservas de gordura. No entanto, sabe quanto tempo é preciso marchar para perder peso duradouramente?

(19)
VOLTAR PARA O TOPO