Calçado impermeável vs. Resistente à água

Nem sempre é fácil compreender a diferença entre o calçado resistente à água e o calçado impermeável. Investigámos esta questão por si! Com efeito, as diferenças entre estes dois tratamentos residem na duração da utilização e na intensidade da chuva que irá enfrentar, bem como no nível de respirabilidade do produto. Passemos aos detalhes! A duração de utilização sob a chuva:

O tratamento de resistência à água é um tratamento em profundidade  que evita que o tecido absorva a água  → resumidamente, um produto resistente à água garante um corpo seco sob uma chuva ligeira durante 30 minutos.... perfeito para deslocações curtas quando chove.

A impermeabilidade, no seu nível mais elevado, garante uma total resistência à chuva: imune à chuva, poderá então enfrentar os elementos !

A característica da respirabilidade :

Todos o sabemos: um dos produtos mais herméticos é o saco de plástico. A sua estanqueidade é total em ambos os sentidos: nada penetra e também nada sai !

Enquanto um produto com tratamento de resistência à água mantém as suas características de respirabilidade  (ao contrário do saco de plástico), a impermeabilidade total (ou estanqueidade) não garante um produto respirável. Existe também um bom compromisso: as tecnologias desenvolvidas pela Novadry e pela Goretex (uma membrana de plástico colada ao tecido) garantem a impermeabilidade e respirabilidade dentro de certos limites.

Por último, lembre-se de que as costuras dos produtos resistentes à água raramente são estanques, pelo que o seu produto impermeável ou resistente à água será permeável a esse nível, exceto no caso das costuras designadas "termo-soldadas" ou do tratamento wapearl (descubra o nosso artigo sobre esta tecnologia invulgar clicando aqui).

Resumindo, quando mais o produto for impermeável, menos será respirável e maior a transpiração interna !

Deseja obter mais informações? Ou contar-nos a sua experiência? Não hesite em deixar-nos o seu comentário !

 

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Vote
VOLTAR PARA O TOPO