8 semanas para perder peso com a marcha desportiva

(12)

Jeanick Landormy, treinadora de recuperação da forma física através da marcha e treinadora de marcha atlética explica-lhe como perder alguns quilos em 8 semanas através da marcha desportiva. Acompanhado pelos conselhos de Marie, nutricionista na Aptonia, descubra o seu programa de treinos para perder peso !

Para perder peso, está provado: é preciso praticar um desporto regularmente e corrigir a alimentação. A recuperação da forma física é um dos benefícios da marcha desportiva, a qual constitui o desporto ideal para perder peso rapidamente… e de forma duradoura !

Durante 4 semanas, explico-lhe como melhorar a sua endurance e sentir mais prazer na prática para perder peso através da marcha rápida: irá marchar um pouco mais rapidamente do que o habitual, até 6 km/h para atingir a distância definida em cada sessão.

Precisará de um relógio com cronómetro e de um relógio com GPS ou de uma aplicação no seu smartphone para controlar a sua velocidade... e realizar corretamente este treino. Poderá igualmente acompanhar os seus progressos mantendo um diário de treinos atualizado.

DEFINA UM OBJETIVO

Terá mais hipóteses de atingir os seus objetivos. Este deverá ser específico, comensurável e, acima de tudo, realista, pois a ideia é manter o ritmo e não desistir logo após algumas sessões.

Entre cada sessão, reserve um dia de descanso para recuperar as energias e registar a evolução do seu peso no seu diário de treino. Também lhe permite registar o que coloca no prato, naturalmente refeições variadas e equilibradas !

COMECE SEMPRE PELO AQUECIMENTO

Realize o aquecimento através de uma marcha suave antes de cada sessão e aumente de cadência até atingir um ritmo rápido, sem perder o fôlego. Se sentir dificuldade em respirar, alguns exercícios de respiração poderão ajudá-lo.

Adicione alguns movimentos das articulações, como a rotação dos ombros, dos tornozelos e dos quadris.

 

4 SEMANAS DE MARCHA RÁPIDA PARA RECUPERAR A FORMA FÍSICA

Realize estas sessões a um ritmo constante, mas acima de tudo ao ritmo que lhe convier !

1.ª SEMANA     2.ª SEMANA     3.ª SEMANA     4.ª SEMANA

1.ª SEMANA

2.ª SEMANA

3.ª SEMANA

4.ª SEMANA

  • IMPORTANTE : Sentem-se cansados? Isso pode dever-se a uma dieta demasiado rica. Realize uma breve dieta detox durante estas 4 semanas: prefira legumes cozidos ou em sopa, frutas para melhorar a energia e beba água com abundância! Para esforços com menos de 1 hora, será a bebida ideal para hidratar-se antes, durante e após as suas marchas rápidas !

4 SEMANAS DE MARCHA RÁPIDA DE 5 A 6 KM/H

1.ª SEMANA     2.ª SEMANA    3.ª SEMANA     4.ª SEMANA

1.ª SEMANA


2.ª SEMANA


3.ª SEMANA


4.ª SEMANA


No final de cada sessão, siga o bom hábito de reservar 5 a 10 minutos para alongar os gémeos, os isquio-tibiais e os quadríceps (as partes traseira e dianteira das coxas), assim como os músculos de flexão dos quadris. Assim, a recuperação será mais fácil !

Não se esqueça de que tudo está relacionado: quanto mais vezes e mais rápido marchar, melhor se sentirá: irá modelar a sua silhueta mais rapidamente e de forma mais duradoura. Também será excelente para o equilíbrio psíquico !

  • IMPORTANTE : Em consonância com os objetivos destas 4 semanas, irá consumir muita energia. Não se esqueça de proporcionar aos seus músculos todo o combustível necessário: ingira amidos (ricos em glícidos, devem fornecer 50% do seu consumo de energia), não esquecendo os frutos e os vegetais, ricos em vitaminas e minerais.

Obrigado à Aptonia pelos seus conselhos ! Pode obter mais informações no respetivo blog.

 

 

 

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Vote
Benefícios da marcha

Por que razão se diz que a marcha desportiva é um desporto completo? A marcha desportiva, seja a ativa ou a rápida, não faz apenas trabalhar os músculos inferiores. Para além de exercitar as coxas e os músculos dos glúteos, a marcha desportiva exercita também a zona superior do corpo, nomeadamente os braços e os abdominais.

(1)
Benefícios da marcha

A marcha desportiva é uma atividade física simples, fácil de iniciar e que todos podem praticar. No entanto, os benefícios deste desporto são inúmeros e contribuem para melhorar o seu bem-estar físico e mental.

Técnicas e dicas
marchesportive_newfeel_rester_motive

Manter-se motivado é a chave para atingir os seus objetivos desportivos. No entanto, pode acontecer que a colocação do calçado de marcha rápida se torne desmotivante, quer por falta de tempo ou de vontade.

(3)
Técnicas e dicas

A marcha é um desporto completo, simples e eficaz, mas o pé que é indispensável para andar, acaba por ser complexo. Compostos por 26 ossos, inúmeras articulações e vários ligamentos, é graças aos pés que o seu corpo se coloca em marcha.

(2)
Técnicas e dicas

Qual a diferença entre um simples praticante de marcha e praticante de marcha de competição ? O movimento do pé, inconsciente no caso do primeiro, é controlado no caso do segundo. Na marcha desportiva, executar corretamente o movimento evita lesões e otimiza o trabalho muscular. Eis como marchar corretamente.

(3)
Técnicas e dicas
mouvement_bras_marche_sportive

Na marcha rápida, o avanço não é feito apenas à custa das pernas! Os braços assumem também uma função essencial na progressão e ajudam a distribuir o esforço em todo o corpo. Descubra como os pode aproveitar para ter uma passada ritmada, aumentar a velocidade de marcha e aperfeiçoar a silhueta!

Técnicas e dicas
mal-aux-tibias_newfeel

Ao iniciar a marcha desportiva, muitos praticantes sentem dores na parte da frente das pernas. Localizada ao nível da tíbia, trata-se da inflamação de um músculo muito solicitado durante a marcha: o músculo tibial anterior. Não tenha medo!

(4)
Benefícios da marcha

Médicos e especialistas em saúde estão em sintonia e dizem que a marcha rápida é uma excelente escolha para perder peso: permite que os músculos queimem calorias, consumindo as suas reservas de gordura. No entanto, sabe quanto tempo é preciso marchar para perder peso duradouramente?

(19)
Benefícios da marcha

Deseja perder alguns quilos, mas a agulha da balança não lhe explica como? Charles Aisenberg, especialista de medicina do trabalho associado ao INSEP (Instituto Nacional do Desporto, da Competência e do Desempenho) recomenda a prática de marcha desportiva para sentir-se melhor no seu corpo. Acabaram as dietas selvagens, agora basta marchar para perder peso!

(3)
VOLTAR PARA O TOPO