6 boas razões para praticar marcha desportiva ao ar livre

(1)

Está a questionar-se se a marcha desportiva se pratica melhor ao ar livre ou num ginásio ? Praticar desporto ao ar livre, em parques ou junto à água, acentua no nosso estado de espírito todos os efeitos de uma atividade física: respiramos, aproveitamos a natureza e, sobretudo, cuidamos de nós mesmos. A chegada do bom tempo é o momento ideal para tirar pleno partido disso. A marcha rápida é melhor quando praticada ao ar livre !

1 - Com ar puro, é um momento para desligar totalmente

Ao ar livre, aproveitamos a nossa sessão de marcha rápida para nos ligarmos novamente à natureza. A melhor sugestão: marchar de manhã para desenvolver a energia física e mental e tomar desde o logo o controlo do dia.

Sabe-se que a prática de desporto ao ar livre permite desenvolver pensamentos positivos e limita os efeitos negativos da vida moderna: stresse, confusão, ansiedade. 

2 - Uma marcha rápida ao sol faz maravilhas ao seu estado de espírito

Durante o esforço, o corpo segrega endorfinas, as "hormonas da felicidade", mas também serotonina, uma outra hormona associada ao prazer. A sua produção é acentuada pelo sol ! 

3 - Temos toda a vitamina D de que precisamos

Sob o efeito da luz natural, o corpo assimila a sua dose de vitamina D, a "vitamina do sol", que atua como uma hormona. São conhecidos os seus efeitos positivos sobre o sistema cardiovascular, bem como de reforço dos ossos. Uma verdadeira sessão de luminoterapia, ao natural !

4 - Aproveitamos para uma lufada de ar fresco 

Cá fora, o ar fresco permite uma melhor oxigenação e desenvolve as capacidades respiratórias. Uma lufada de ar fresco faz também bem aos músculos, que ficam mais bem oxigenados com ar puro. Como respiramos melhor em contacto com a natureza, esquecemos igualmente os percalços do quotidiano e descomprimimos !

5 - Sentimo-nos livres e isso faz bem ao cérebro 

Praticar marcha ao ar livre significa aproveitar a natureza e todas as paisagens por onde passamos. Encare a sua sessão de marcha rápida como uma aventura; isso tem repercussões positivas sobre a saúde mental, em qualquer idade: maravilhando-se com a natureza que o rodeia, desenvolve a sua atividade mental.

6 - Sentimo-nos motivados, já que quebramos a rotina

Uma mudança regular de cenário permite-nos não cair numa rotina desmotivadora. Praticar marcha rápida ao ar livre é assim uma excelente forma de manter a vontade e a motivação para tirar partido de todos os benefícios do desporto saudável por excelência.

Além disso, tirando partido de um terreno irregular, coloca-se perante um desafio suplementar: uma pequena subida é uma forma de refirmar as coxas e os glúteos

Quanto a si, quais são as suas razões para praticar marcha desportiva ao ar livre ? Descubra também outros conselhos para se motivar a praticar marcha, faça chuva ou faça sol !

 

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Vote
VOLTAR PARA O TOPO