5 boas razões para praticar marcha mesmo no inverno

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A ideia de calçar o calçado de marcha desportiva ou de pegar nos bastões de marcha nórdica no inverno deixa-o com frio? Mesmo se considera mais difícil arranjar motivação para a marcha em tempo frio, estas 5 boas razões para continuar a praticar marcha durante o inverno vão fazê-lo mudar de ideias!

1 – Consumimos mais calorias quando está frio

Todos sabemos, temos tendência a comer mais no inverno do que no verão, para lutar contra o frio. Se, durante o inverno, manter a linha é para si uma preocupação, fique a saber que quando está frio o seu organismo consome mais calorias, para o ajudar a aquecer.

O frio estimula o consumo de calorias, para além das perdas devidas aos esforços dos seus músculos (das coxas, das nádegas, e dos braços) tanto em marcha rápida como em marcha nórdica. Uma boa razão para se aventurar lá fora?

2 – Praticar desporto enquanto está frio aumenta o exercício cardíaco

A marcha, atividade suave e de resistência, permite reforçar as suas capacidades cardíacas. Quando está frio, o corpo procura manter a sua temperatura interna mais ou menos constante a cerca de 37°C, favorecendo a circulação sanguínea. O coração vai assim bater com mais força, reforçando-se.

ATENÇÃO:

"Quando está frio é necessário limitar o desempenho desportivo e manter-se quente caso sofra de problemas cardíacos. O coração vai trabalhar mais do que é habitual e consumir assim mais energia do que em tempo normal. Esta ação vai privar os músculos de uma parte desta energia. Cuide de si!" - Dr. Patrick Bacquaert, IRBMS

3 – Ficamos menos vezes doentes no inverno graças ao desporto

Através da prática da marcha rápida e da marcha nórdica no inverno e dos esforços que são necessários, o seu corpo irá progressivamente habituar-se ao frio. E isto é benéfico para si: vai ficar menos vezes doente reforçando as suas defesas contra os micróbios do inverno! 

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Não se esqueça, no entanto, que deverá equipar-se corretamente para continuar a praticar marcha em tempo frio.

"Quando a temperatura descer para além dos -5°C, evite sair para praticar desporto uma vez que é nessa altura que o desporto praticado no inverno começa a ser perigoso para si e para a sua saúde!" - Dr. Patrick Bacquaert, IRBMS

4 – No exterior, podemos aproveitar a luz natural e o ar puro!

Faça frio ou faça sol, passar um tempo em contacto com a luz do dia nunca é demais, pois permite manter o bom humor. Para além disso, pode desfrutar do ar fresco e respirar mais oxigénio. Não hesite, e aproveite a sua pausa de almoço para praticar um pouco de marcha. Tudo isto em conjunto permite eliminar as tensões, dormir melhor e fazer assim frente à depressão da época!

5 – É gratuito!

Nunca é demais repetir, ao contrário de uma inscrição num ginásio, a marcha rápida e a marcha nórdica apenas lhe eixgem que se equipe com calçado concebido para este desporto e uns bastões de marcha nórdica, caso pratique com bastões!

Quanto ao resto, tem à sua disposição espaços verdes e jardins para desfrutar quando quiser, e com quem quiser, para que se sinta na melhor forma durante todo o inverno! 

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Técnicas e dicas

Gostaria de continuar a marchar mesmo com tempo frio ? Bastará vestir-se adequadamente e prestar mais atenção à sua dieta durante a sessão. Emmanuel Lassalle, praticante de marcha de grande fundo dá-lhe os seus conselhos de atleta, depois de ter passado longas horas a praticar em todos os tipos de condições meteorológicas, para que sinta prazer em marchar quando está frio.

Técnicas e dicas
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Para si, a prática da marcha rápida ou da marcha nórdica é de manhã cedo ou ao fim da tarde. Mas tem receio de perder a motivação quando chegar o outono e que os dias fiquem mais curtos? Veja a noite como a ocasião perfeita para redescobrir os prazeres da marcha, desde que siga estes 4 conselhos!

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Benefícios da marcha

A marcha desportiva é uma atividade física simples, fácil de iniciar e que todos podem praticar. No entanto, os benefícios deste desporto são inúmeros e contribuem para melhorar o seu bem-estar físico e mental.

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